Este é o Miscelânea, por Júlio Lucas

Leia no seu idioma preferido:

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Chomsky X Wall Street: Filósofo norte-americano publica manifesto contra instituições financeiras

O linguista, filósofo e ativista político, Noam Chomsky, confronta em seu texto
a força econômica e especulativa, representada aqui pela escultura
de 3,2 toneladas em bronze conhecida como Wall Street Bull


Por Noam Chomsky, no sítio do Ocuppy Wall Street: Quem tem olhos para ver conhece o gangsterismo de Wall Street – das instituições financeiras em geral – e sabe que causou grave dano ao povo dos EUA (e do mundo). Deve saber também que tem sido assim, com danos cada vez maiores, há 30 anos, que o poder de Wall Street e das instituições financeiras aumentou radicalmente e, com ele, o seu poder político. 

Wall Street e as instituições financeiras iniciaram um ciclo vicioso que levou a imensa concentração de riqueza e, com ela, também do poder político, em um pequeníssimo setor da população, uma fração de 1%. Ao mesmo tempo, o resto da população foi transformada no que às vezes é chamado de “um precariato” – lutando para sobreviver numa existência precária. Wall Street e as instituições financeiras também praticam com impunidade quase completa as suas atividades nefastas: são não só “grandes demais para quebrar”; também são “grandes demais para a cadeia”. 
Os corajosos e honrados protestos em curso em Wall Street devem chamar a atenção pública para essa calamidade e levar a esforços concentrados e dedicados para superá-la e orientar a sociedade para uma via mais saudável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

QUEM INTERESSAR POSSA: