![]() |
Velas acesas em frente ao Centro de Cultura em Jequié simbolizando negativas do governo cubano à Yoani |
Em ato de protesto Dado Galvão adiou mais uma vez o lançamento de "Conexão Cuba > Honduras", filme que tem como foco principal a falta de liberdade de expressão. O documentarista jequieense resolveu suspender a estreia do filme, que tem a escritora cubana Yoani Sánchez como um dos personagens, por tempo indeterminado até que a blogueira consiga autorização para deixar o país para participar do lançamento.
Na sexta-feira passada (10/02) Dado acendeu 19 velas, no portão do Centro de Cultura ACM, em Jequié (BA), local onde aconteceria a 1ª Exibição Pública de Conexão Cuba> Honduras. De acordo com o documentarista, a opção pela vela se deu por conta de ser o símbolo utilizado pela Anistia Internacional em sua logomarca e 19 é o número de vezes que foi negado à Yoani o direito de sair de Cuba.
![]() |
Outdoor ganhou tarja preta como protesto do documentarista ao cerceamento da liberdade |
Essa foi a terceira vez que a tão esperada estreia foi adiada em consequência das negativa do governo cubano à jornalista para participar do evento. Segundo Galvão, a blogueira considerou uma "excelente ideia" adiar a exibição do filme. Assim renovam-se as esperanças e ela deve tentar novamente vir ao Brasil.
Dado informou ainda que o adiamento se deu também em solidariedade ao jornalista hondurenho Esdras Amado López, do Canal 36, também presente no filme por sofrer perseguição em Honduras. Curiosamente, de acordo com Galvão, López foi intimado a comparecer perante a justiça hondurenha, assim que começou a divulgar na TV que participaria da 1ª Exibição de Conexão Cuba>Honduras.
O manifesto não parou por aí. Outdoors veiculando cartazes do evento ganharam uma tarja preta com a frase: "Direito humano revogado".
Galvão promete divulgar em breve nova data para a exibição do filme e pretende convidar novamente Yoani e López. Quem também estava agendado para participar da estreia em Jequié, na Bahia, foi o Senador Eduardo Suplicy, entusiasta pela causa da blogueira.
Pelo visto, enquanto a intransigência dos governos contra a liberdade de expressão e o direito de ir e vir continuarem impossibilitando as presenças dos convidados, o movimento encabeçado pelo documentarista Dado Galvão deve permanecer ganhando dimensões inimagináveis nas redes sociais pelo mundo.
(FOTOS: DIVULGAÇÃO).
Nenhum comentário:
Postar um comentário
QUEM INTERESSAR POSSA: