Este é o Miscelânea, por Júlio Lucas

Leia no seu idioma preferido:

sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Contagem regressiva para implosão da Fonte Nova

Estádio com 59 anos de história será demolido em 17 segundos
Técnicos estão nos últimos preparativos para a implosão do anel superior do estádio Octávio Mangabeira, mais conhecido como Fonte Nova, prevista para este domingo (29) às 10 horas.




59 anos em 17 segundos - Durante a operação, 950 imóveis serão evacuados pelo período de cinco horas (das 7h às 12h) nas áreas de influência (Jardim Baiano, Avenida Joana Angélica e Brotas).  A Fonte Nova, com 59 anos de história, será transformada em pó em apenas 17 segundos.
Ecologicamente correto - De acordo com responsáveis pela obra, todos os cuidados estão sendo tomados para garantir a segurança e a preservação do meio ambiente e de patrimônios históricos nas imediações do imóvel. Acompanhando tendências ecologicamente corretas, Alexandre Chiavegatto, diretor do Consórcio Arena Salvador 2014, explica que parte dos resíduos gerados pela implosão será reaproveitada em terraplanagem e pavimentação do novo projeto e o resto irá para obras de infraestrutura da capital baiana. 
Até mesmo os animais que estiverem abandonados no raio de 15 metros da Fonte Nova serão recolhidos e abrigados em lugar seguro antes da implosão. Antes da detonação principal serão feitas explosões sem impactos na estrutura, para afugentar as aves que estiverem no local.
A nova Fonte Nova terá capacidade para 50 mil pessoas
Abertura da Copa e revitalização - O secretário de assuntos relacionados à Copa do Mundo de 2014 (Secopa), Ney Campelo, está animado com o andamento do projeto e acredita na possibilidade de Salvador sediar a abertura do evento. Para o secretário de Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), Nilton Vasconcelos, a nova arena possibilitará a revitalização do Centro Histórico e do complexo portuário de Salvador.
A velha Fonte Nova - O estádio Octávio Mangabeira foi inaugurado em 28 de janeiro de 1951. A estréia ficou por conta da partida entre Botafogo de Salvador e o Guarany-BA. O primeiro gol no estádio foi marcado por Antônio, do Botafogo, que ganhou por 1 a 0. O jogo fez parte do Torneio Octávio Mangabeira, organizado para inaugurar e promover o novo estádio. Quem venceu a competição foi o Bahia.
Sua capacidade era de pouco mais que 80.000 pessoas, mas chegou a receber oficialmente o público recorde de 110.438 torcedores para assistir à semi-final do Campeonato Brasileiro de 1988 entre Bahia (2) e Fluminense (1). Embora comentem que em 1971, 120 mil pessoas pagaram para assistir a rodada dupla Bahia x Flamengo e Vitória x Grêmio, mas isso não foi comprovado.
Pelos gramados da Fonte Nova já passaram muitos clássicos, inclusive da Seleção Brasileira, como em maio de 1985 quando o Brasil ganhou de 2 a 1 contra a Argentina. Só de Ba-Vi foram mais de 300 edições, até a interdição do estádio em 2007, após desabamento de parte da arquibancada, nos últimos minutos do jogo Bahia x Vila Nova, matando sete pessoas no local.
Implosão em 3D - A implosão da Fonte Nova será transmitida por emissora local e filmada por produtora canadense com tecnologia 3D para documentário da National Geographic que deverá ser exibido em maio de 2011 no canal por assinatura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

QUEM INTERESSAR POSSA: