Este é o Miscelânea, por Júlio Lucas

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sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Curso de Medicina da Uesb - Jequié responde críticas do Cremeb

O Departamento de Saúde e o Colegiado de Graduação em Medicina da Uesb Campus Jequié emitiram NOTA PÚBLICA nesta quinta-feira (25) em resposta ao relatório do CREMEB - Conselho Regional de Medicina da Bahia que desqualifica o curso e sugere entre outras ações a suspensão do vestibular e a transferência provisória dos alunos para o Campus de Vitória da Conquista.
O documento emitido pelo DS e CGM do Campus de Jequié da Uesb, diz não reconhecer a legitimidade do relatório elaborado pelo Cremeb propondo adoção de providências com relação ao curso em foco. De acordo com a nota, o relatório fere frontalmente o papel e as competências do Conselho Estadual de Educação da Bahia e o princípio da autonomia da Uesb.
A nota pública ressalta ainda “que em nenhum momento a UESB suspendeu ou deixou de oferecer as aulas teóricas e/ou práticas do curso aos alunos que ingressaram por meio do processo seletivo vestibular para continuidade do Curso que neste momento iniciará seu terceiro semestre, tendo a instituição e seus gestores o compromisso e a competência técnica e ética em oferecer uma formação médica de qualidade, pautada nos princípios que norteiam as Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Medicina como vem sendo oferecido aos demais graduandos dos cursos da área de saúde do DS, a saber: Enfermagem, Odontologia, Educação Física e Fisioterapia, tendo, portanto, a instituição experiência acumulada na formação de profissionais de Saúde”.
O DS e o CGM descrevem na nota a real situação do curso de medicina, detalham a estrutura existente no Campus de Jequié para atender aos cursos da área de Saúde, o corpo docente com suas devidas qualificações, e os convênios firmados com órgãos e estabelecimentos de saúde do Estado e do Município para as práticas a serem realizadas pelos estudantes. Relatam ainda as necessidades inerentes a todo curso em fase de implantação, considerada plena somente após formação da primeira turma, e o andamento das solicitações feitas aos órgãos competentes. 

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