Este é o Miscelânea, por Júlio Lucas

Leia no seu idioma preferido:

terça-feira, 31 de agosto de 2010

Parceria vai beneficiar agricultura familiar e merenda escolar

Atendendo à Lei Federal 11.974/09 que determina que pelo menos 30% da verba para alimentação escolar devem ser aplicadas na compra de produtos de pequenos produtores rurais, parte da produção proveniente da agricultura familiar deverá ser destinada às escolas estaduais em Jequié.
O primeiro passo já foi dado para que os agricultores, organizados em associações, passem a fornecer merenda escolar às escolas estaduais localizadas no Município de Jequié. Na semana passada o diretor de prestação de contas da Direc 13, Franklin Félix, e o secretário de Agricultura, Irrigação e Meio Ambiente de Jequié, Walter Sampaio Filho, se reuniram para discutir o projeto com essa finalidade.
A Prefeitura de Jequié, que desde o ano passado vem trabalhando em ações que visam o fortalecimento da agricultura familiar, incluindo a implantação do Compra Direta que adquire alimentos diretamente nas mãos do homem do campo por um preço justo, sem a presença do atravessador, e distribui para várias entidades filantrópicas do município, é parceira desse projeto, que prevê investimentos superiores a 700 mil reais somente para atender as escolas estaduais no município de Jequié. “Antes o agricultor tinha receio de produzir por causa das incertezas do mercado. Hoje, não, as oportunidades estão aí”, comemorou Walter Sampaio Filho.
Se por um lado, a atuação da Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Agricultura, Irrigação e Meio Ambiente, em parceria com governos Federal e Estadual, vem fortalecendo o homem do campo, por outro lado tem oferecido alimento de qualidade para instituições através da Secretaria de Desenvolvimento Social. Agora com esse projeto que começa a se estabelecer com a Direc 13 vai possibilitar a mudança de cardápio na rede estadual de ensino dentro do município de Jequié, diminuindo o consumo de produtos industrializados e complementando as necessidades alimentícias dos alunos com uma variedade de produtos in natura, como alface, batata, beterraba, couve, farinha de milho, leite, mandioca, repolho e frutas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

QUEM INTERESSAR POSSA: