Este é o Miscelânea, por Júlio Lucas

Leia no seu idioma preferido:

terça-feira, 27 de novembro de 2012

Festa Literária do Sertão de Jequié começa nesta quinta



O regional que se torna universal 

Festa Literária revela a dimensão global de ícones nordestinos 
e discute temáticas diversificadas

Entre os dias 29 de novembro e 1º de dezembro a cidade de Jequié, localizada a 365 km de Salvador, sediará a primeira edição da Festa Literária do Sertão de Jequié. Com o tema central “O regional que se torna universal”, o evento pretende revelar a força global de ícones da cultura nordestina e discutir outros assuntos relacionados à literatura e outras linguagens artísticas.
No primeiro dia do evento o participante poderá ter uma ideia da variedade que marcará a programação. O escritor, jornalista e sociólogo Mouzar Benedito vai falar sobre mitologia brasileira e lança uma coleção de seis livros sobre mitos ecológicos da cultura de tradição oral no Brasil: O Saci - guardião da floresta; A Iara - encanto das águas; O Curupira - nosso gênio das matas; O Caipora - amigo dos bichos; O Boitatá - este mito é fogo!; Lobisomem, Cuca e Mula sem Cabeça - importados e naturalizados. Mouzar não se limitará à mitologia. Ele vai abordar também a história de Luiz Gama e lançará ainda o livro Luiz Gama, libertador de escravos, e sua mãe libertária, Luíza Mahin

O jornalista Carlos Souza Yeshua enfocará a estratégia mercadológica de Paulo Coelho que o transformou no escritor com mais de 100 milhões de livros vendidos e o autor vivo mais traduzido em todo mundo. O tema da palestra é Paulo Coelho – O Mago da Literatura. Carlos Souza Yeshua fará também o lançamento do livro que contém uma coletânea de artigos intitulado Carta ao Presidente - Brasileiros em busca da cidadania
A professora Maribel Barreto discorrerá sobre o tema A razão como base para desenvolvimento da consciência e lançará seu livro Ensaios sobre Consciência. 

Uma oficina sobre criação literária de crônicas será ministrada pelo escritor e professor Vitor Hugo Martins. Antes do Passado, o silêncio que vem do Araguaia: memória, verdade e história brasileira é o tema da palestra da  escritora Liniane Haag Brum, que também lançará um livro sobre o assunto

Centenários - Os cem anos de nascimento de Jorge Amado e Luiz Gonzaga e de criação do Jornal A TARDE serão lembrados. O diário baiano será homenageado por conta de seu apoio à produção literária baiana e por ser fonte de pesquisa para textos literários. Uma mesa redonda sobre curiosidades do Jornal A TARDE terá a participação dos jornalistas Carlos Ribeiro, Heloísa Sampaio e Marjorie Moura e o veículo  será representado na homenagem pelo seu gerente comercial, Edmilson Vaz.
A dimensão da obra de Jorge Amado será abordada em painel com a participação dos escritores e estudiosos dos textos amadianos Gildeci Leite, Adriana Barbosa, Bohumila Araújo e  Domingos Ailton;
O professor Erisvaldo Pereira dos Santos falará sobre Religião de matriz africana na literatura de Jorge Amado: a propósito do texto "O compadre de Ogum”. O professor Gildeci Leite lançará também o seu livro Jorge Amado: da ancestralidade à representação do orixás. A produção musical de Luiz Gonzaga terá como debatedores o cineasta Robinson Roberto, o jornalista César Rasec e os músicos Lourival Eça e Carlos Éden. Neste painel o   cineasta Robinson Roberto revelará imagens e informações inéditas sobre o Rei do Baião. Uma delas mostra o anão, que era de Jequié e integrou o trio   musical de Gonzagão. O poeta e cronista Luis Cotrim, um dos fundadores da Academia de Letras de Jequié e ícone do mundo literário da cidade, falecido  no último dia 3 de novembro aos 95 anos será também homenageado com dois documentários, um  de  Robinson Roberto e outro de Júlio Lucas. Cotrim será homenageado ainda com a entrega da Ordem do Mérito Cultural Luis Cotrim.
Contracultura dos anos 60 - A contribuição de artistas jequieenses para a contracultura dos anos 60 será um tema de discussão por parte dos cineastas Tuna Espinheira, Robinson Roberto, do artista plástico Dicinho e do ex-presidente da Agência Nacional de Petróleo - ANP, Haroldo Lima. Já o professor Luciano Costa Santos vai enfocar em sua palestra “Cultura nacional, modernidade e globalização”.
Adaptações literárias - O processo de  adaptação de uma obra literária para o teatro, o cinema e a televisão será o foco de discussão de um painel que contará com a participação dos cineastas Tuna Espinheira e Guido Araújo, dos jornalistas Joaquim Botelho e Rogéria Gomes e do ator Robério Lima, que interpretou “o professor” no filme Capitães da Areia, de Cecília Meireles, adaptado do romance de Jorge Amado.
Os  escritores Domingos Ailton, Carlos Ribeiro e  Morgana Gazel falarão sobre o poder de transformação da literatura. Poética visual na internet: a experiência das Concrecoisas é o tema da palestra do jornalista, compositor e poeta César  Rasec. O processo de produção e circulação de um livro terá como expositores os escritores Valdeck Almeida de Jesus, Roberto Leal e Carlos Souza. A jornalista e escritora Rogéria Gomes discorrerá sobre a história do teatro no Brasil e as grandes atrizes que marcaram os palcos brasileiros.
Literatura no contexto atual do Brasil é o tema da conferência de encerramento do evento, que terá como palestrante o presidente da União Brasileira de Escritores – UBE, o jornalista e escritor Joaquim Botelho.

Filmes - Não só debates compõem a programação da Festa Literária. Atividades culturais, como encenações teatrais, recitais de poesia, contação de histórias, declamação de cordéis e exibição de filmes de ficção e videocomentários também farão parte do evento. Serão exibidos Cascalho, de Tuna Espinheira, Cine Jequié e Luís Cotrim, de Robinson Roberto, Ambiente Natural e Memória de Contendas do Sincorá e O Candomblé na Cidade de Jequié, de Domingos Ailton, Testemunho de um leitor de Jorge Amado, de  Carlos Pronzato,  Caçadores da Alma, de Silvio Tendler e Luis Cotrim – Poeta Dourado, de Júlio Lucas.
A Festa Literária do Sertão de Jequié conta com chancela e apoio da Pró-Reitoria de Extensão  e Assuntos Comunitários da UESB,  da Academia de Letras de Jequié e da União Brasileira de Escritores - UBE.

Clique no link a seguir para ver toda a programação:


Veja a programação da Festa Literária do Sertão de Jequié

Dia 29 de novembro

Anfiteatro  “A Lenda”  da UESB  -  Campus de Jequié 
8h - Painel 1:

Mitologia Brasileira -  Mouzar Benedito com mediação de Domingos Ailton
9h -  Lançamento  de livro:
Coleção  Mitologia Brasílica, de Mouzar Benedito e Ohi
9h30 -  Exibição de filme:
Documentário  Ambiente Natural e Memória de Contendas do Sincorá, de Domingos Ailton.

10h40 - Painel 2:
Paulo Coelho – O Mago da Literatura -  Carlos Souza Yeshua com mediação de Júlio Lucas.
11h30 -  Lançamento de livro:
Carta ao Presidente-Brasileiros em busca da cidadania - Organização: Carlos Souza.
11h30  -  Atividade cultural

14h - Painel 3:
A razão como base para desenvolvimento da consciência  - Maribel Barreto com mediação de Adilson Gomes.
15h - Lançamento   de livro:
Ensaios sobre Consciência, de  Maribel Barreto.

Anfiteatro  “A Lenda”  da UESB- Campus de Jequié 
15h30 - Painel 4:

A história de  Luís Gama  - Mouzar Benedito  com mediação de Jorge Barros.
16h30  - Lançamento de livro:
Luiz Gama, libertador de escravos, e sua mãe libertária, Luíza Mahin, de     Mouzar Benedito         
16h40 - Exibição de filme:
Documentário Caçadores da Alma, de Silvio Tendler.
17h -  Lançamento de  livro:
Natureza Viva, de Robinson Roberto.

17h30 - Painel 5:
Antes do Passado, o silêncio que vem do Araguaia: memória, verdade e história brasileira – Liniane Haag Brum com mediação de  Domingos Ailton.
18h30 -  Lançamento de livro:
Antes do Passado - o silêncio que vem do Araguaia, de Liniane Haag Brum.
Auditório do Centro  Estadual de Educação Profissional Régis Pacheco (antigo IERP)

19h30 - Painel 6:
Curiosidades do Jornal A Tarde – Heloísa Sampaio, Carlos Ribeiro  e Marjorie Moura, com mediação de Wilson Novaes Junior.
20h30 – Homenagem ao Jornal A Tarde – Domingos Ailton
21h - Homenagem a Luís Cotrim – Ivonildo Calheira e  Domingos Ailton
21h30 – Exibição de  filmes:
Luís Cotrim, de Robinson Roberto.
Luis Cotrim, O Poeta Dourado, de Júlio Lucas.

Dia 30 de novembro
Auditório do Centro Estadual de Educação Profissional Régis Pacheco (antigo IERP)
8h - Painel 7:

Luiz Gonzaga: ícone do Nordeste – Robinson Roberto, César  Rasec, Lourival Eça e Carlos Éden, com mediação de Domingos Ailton.
10h -  Exibição de filme:
Documentário Cine Jequié, de Robinson Roberto.  

11h – Painel 8:
O regional que se torna universal – Domingos Ailton e Jeanne  Paganucci, com mediação de Zilda Freitas.

14h - Painel 9:
Poética visual na  internet: a experiência das Concrecoisas -  César  Rasec,  com mediação de Adilson Gomes.

15h - Painel 10:
O poder de transformação da literatura -  Domingos Ailton, Carlos Ribeiro, Morgana Gazel, com mediação de Carlos Souza.
16h40 – Lançamento de livro:
Enseada do Segredo, de Morgana Gazel.
17h  - Exibição de filme:
Cascalho, de Tuna Espinheira.

19h30 – Painel 11:
As adaptações literárias para o teatro, o cinema e a televisão - Tuna Espinheira, Rogéria Gomes, Guido Araújo,  Robério Lima  e Joaquim Botelho, com mediação de Domingos Ailton.
20h30 – Entrega da Ordem do  Mérito Cultural Luís Cotrim.

Dia  1 de dezembro
Auditório do Centro  Estadual de Educação Profissional Régis Pacheco (antigo IERP)

8h -   Painel 12:
Jequié e a contracultura dos anos 60 - Tuna Espinheira, Robinson Roberto, Dicinho e Haroldo Lima com mediação de Maria Lúcia Martins.

Sala de aula do Centro  Estadual de Educação Profissional Régis Pacheco (antigo IERP)
8h - Oficina de criação literária:
Crônica -  Vitor Hugo Martins.

10h30 - Painel 13:
Cultura nacional, modernidade e globalização - Luciano Costa Santos com mediação de Zilda Freitas.
11h - Lançamento de livro:
Mário Vário: uma Introdução ao Pensamento de Mário de Andradede Luciano Costa Santos.
11h30 -  Lançamento de livros de autores de Jequié  - Organização: Júlio Lucas.

14h -  Painel 14:
Religião de matriz africana  na literatura de Jorge Amado: a propósito do texto "O compadre de Ogum”, Erisvaldo Pereira dos Santos com mediação de Marilusa Barreto.
15h  -  Exibição de filme:
O Candomblé na Cidade de Jequié, de Domingos Ailton.

16h10 - Painel 15:
O    processo de produção e circulação de um livro - Valdeck Almeida de Jesus, Roberto Leal e Carlos Souza com mediação de Adilson Gomes.

17h10 - Painel 16 :
 A dimensão da obra de Jorge Amado - Gildeci Leite, Adriana Barbosa,  Bohumila Araújo e  Domingos Ailton com mediação de Zilda Freitas.
18h30 – Exibição de filme:
Testemunho de um leitor de Jorge Amado, de  Carlos Pronzato.
19h – Lançamento de livro:
Jorge Amado: da ancestralidade à representação do orixás, de Gildeci Leitre.

20h – Painel 17:
A história do teatro no Brasil e as grandes atrizes que marcaram os palcos brasileiros – Rogéria Gomes com mediação de Jorge Barros.
20h40 – Lançamento de livro:
As Grandes Damas E  Um Perfil do Teatro Brasileiro, de Rogéria Gomes.

21h – Painel 18:
Literatura no contexto atual do Brasil – Joaquim Botelho com mediação de Ivonildo Calheira.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

QUEM INTERESSAR POSSA: