Este é o Miscelânea, por Júlio Lucas

Leia no seu idioma preferido:

terça-feira, 16 de outubro de 2012

Poeta Narlan Matos participa de festival internacional na Lituânia


De tanto nos surpreender com suas aventuras literárias e musicais, seus contatos inusitados e amizades ilustres com gente como Waly Salomão - seu guru que lhe abriu caminhos -, Rogério Duarte - que lhe abriu o baú da Tropicália e para quem organizou o livro “Tropicaos” -, o pensador e linguista Noam Chomsky e o lendário beatnik Ferlinghetti, nada mais nos surpreende quando o assunto é Narlan Teixeira Matos.
Desta vez ele esteve na Lituânia no festival de Druskininkai mostrando sua poesia para o mundo. Foi a primeira vez que um Brasileiro participou do evento internacional que reúne uma seleta plêiade de poetas de 20 países e a quinta vez que o baiano de Itaquara representa nosso país em eventos literários na Europa.
Recebido com honrarias pelo ex-ministro da Cultura, Korneljus Platelis, o recital na primeira noite (5 de outubro) contou com plateia cheia reunindo 200 pessoas numa lendária livraria. O evento foi exibido pela TV lituana, onde Narlan concedeu entrevista. Na ocasião, também ocorreu o lançamento de uma antologia dos seus poemas traduzidos para o lituano.
Doutor pela University of Illinois at Urbana Champaign, Narlan Matos atualmente reside em Washington, nos EUA, com sua esposa  Krista Anderson Teixeira.
Há um ano (outubro de 2011) lançou em Salvador, na Fundação Casa de Jorge Amado, no Pelourinho, o “Bossa Negra”, seu CD em parceria com Cesar Rasec e participação de Luiz Caldas. Em junho deste ano foi a vez do seu mais recente livro “Elegia ao novo mundo e outros poemas” (Editora 7 Letras) ser publicado. E é este poema que dá título ao livro que o próprio Narlan recita no vídeo abaixo no festival de Druskininkai tendo ao final a tradução para o lituano:



Um comentário:

QUEM INTERESSAR POSSA: