Este é o Miscelânea, por Júlio Lucas

Leia no seu idioma preferido:

sábado, 14 de novembro de 2020

Mudanças nas eleições em tempos de pandemia, mas nem tanto.

 

Neste domingo a nação brasileira mais uma vez volta ás urnas para escolher seus representantes dos poderes legislativos e executivos municipais. Com exceção de Macapá, por conta do apagão, serão 5569 municípios a definir prefeitos, vice-prefeitos e vereadores que ocuparão os cargos nos próximos quatro anos. São 147,9 milhões de eleitores aptos a votar nesse pleito.

A pandemia, no entanto, impôs algumas restrições nas Eleições de 2020: a começar da data que seria em outubro e foi adiada para este domingo, 15 de novembro, algumas mudanças foram implementadas para garantir mais segurança ao eleitorado diante da crise sanitária causada pela COVID-19. O horário de votação foi estendido das 7h às 17h, sempre no horário local. Idosos terão preferência na votação durante as três primeiras horas do dia. Quem estiver com febre, ou foi diagnosticado com coronavírus até 14 dias antes das eleições, deve evitar votar desde que comprove com exames ou atestado ao justificar a ausência.

Bom saber que quem estiver sem máscara não terá acesso à urna. Os locais de votação vão contar com álcool em gel para higienizar as mãos, mas o TSE recomenda que os eleitores levem a própria caneta para assinar o caderno de votação. Em caso de filas, deve-se manter a distância mínima de um metro em relação as outras pessoas. Nas eleições deste ano não será possível justificar o voto pessoalmente, para fazê-lo basta acessar o item “justificativa de ausência” no aplicativo e-Título. Não tendo acesso à internet, será necessário comparecer a qualquer cartório eleitoral, dentro do prazo de 60 dias, para prestar contas com a Justiça Eleitoral.

No mais, tudo como antes no quartel de Abrantes. A levar em consideração o comportamento de boa parte dos candidatos que não respeitaram as recomendações de distanciamento, promovendo aglomeração no período de campanha, certamente veremos mais uma vez um festival de poluição com a distribuição de santinhos emporcalhando as ruas na velha prática de boca de urna.

Encontre seu local de votação

Encontre seu candidato




Nenhum comentário:

Postar um comentário

QUEM INTERESSAR POSSA: