Este é o Miscelânea, por Júlio Lucas

Leia no seu idioma preferido:

sábado, 6 de outubro de 2012

Salve nosso patrimônio (Por Márcia Auad)

Antiga Biblioteca Municipal de Jequié
A cidade de Jequié acordou esta semana com a notícia de que o antigo prédio da Biblioteca Municipal seria ocupado pela Policia Militar, para que ali funcione uma base da PM. Nada temos contra o trabalho exemplar que o Comando da PM realiza em nossa cidade, entretanto desde maio deste ano foi aprovado um requerimento, por unanimidade, na Câmara Municipal de Jequié, para que naquele prédio histórico e de tantas histórias funcionasse a Academia de Letras de Jequié, com o objetivo de realizar ações leitoras e culturais, além de organizar um acervo literário, com livros da literatura mundial, nacional e em especial da literatura regional, aberto ao público para difusão e mediação da leitura.
Causa-nos estranheza que a terra de Waly Salomão, jequieense que ao morrer ocupava o cargo de Secretário Nacional do Livro e da Leitura, do Ministério da Cultura profane um lugar sagrado para as letras: quantos leitores frequentaram aquele espaço, quantos encontros culturais foram ali realizados durante todo o seu tempo de existência? Talvez se tivéssemos uma lei de proteção ao patrimônio material e imaterial isso não seria nem mesmo cogitado; talvez se tivéssemos a lei do livro e da leitura implementada (essa lei se encontra na Câmara de Vereadores aguardando aprovação) teríamos outra postura, e tantos outros senões.
O fato é que, como pessoas envolvidas com o livro e a leitura, nos sentimos levados a propor um movimento contrário a essa ação do executivo municipal, na busca de um diálogo para a solução desse problema. Já sofremos com o empobrecimento cultural provocado pela derrubada do Sobrado dos Grillos, nos idos de 1989, numa época em que poucos gritaram, e ninguém quis ouvir. Esperamos que agora nosso grito possa melhor ecoar e nossa mobilização venha deter esse ato impensado contra um patrimônio que é de todos os jequieenses, mas principalmente que é de todos os que amam a leitura, a memória e a cidadania.
Por isso, peço a todos que divulguem em suas redes sociais essa situação para que possamos ter ali naquele espaço mais ações leitoras e de cultura em favor da formação cidadã de um povo. E viva a democracia!


Marcia Auad
Professora do DCHL UESB/JEQUIÉ
Coordenadora do Proler-Programa Nacional de Incentivo à Leitura
Membro da Academia de Letras de Jequié, cadeira 24
Cidadã

Nenhum comentário:

Postar um comentário

QUEM INTERESSAR POSSA: