Este é o Miscelânea, por Júlio Lucas

Leia no seu idioma preferido:

terça-feira, 4 de setembro de 2012

Comissão Pró-Unerc organiza mobilização no desfile da Independência

Desfile no Aniversário de Jequié, em 2011: quatro anos de
mobilizações em defesa da criação da UNERC. (FOTO: Gicult)


Desde 2008 quando foi criado o projeto para a criação da UNERC - Universidade Estadual do Rio das Contas que professores, estudantes, representantes da sociedade civil, políticos   e parcela da população vem se mobilizando em defesa de uma universidade estadual em Jequié.
De acordo com o projeto, a proposta de criar uma universidade é completamente viável em virtude da estrutura já existente da UESB - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Campus de Jequié, e das próprias condições socioeconômicas do município que justificam a iniciativa. 
A implantação da UNERC, que depende principalmente da união de forças locais pela causa e da vontade política do Governo do Estado, além de garantir a expansão do ensino superior na microrregião de Jequié, contribuirá para o desenvolvimento econômico do município. 
O professor Jorge Barros, Presidente da Comissão de Mobilização Pró-UNERC, divulgou nota conclamando artistas à mobilização no desfile cívico de 7 de Setembro. Veja texto na íntegra: 

______________________________________________________


07 de setembro - mobilização em defesa da criação UNERC

CONVITE A TODOS OS ARTISTAS DE JEQUIÉ.

No dia 07 de setembro uma considerável parcela da população estará nas ruas, avenidas e praças comemorando a independência do Brasil. Aqui em Jequié, além da comemoração desse fato histórico, nós artistas, devemos ir às ruas e lutar pela nossa independência no ensino superior. 
O orçamento que anualmente o campus de Jequié recebe do governo do Estado varia entre R$ 55.000.000,00 a R$ 70.000.000,00; mas este orçamento é totalmente controlado pela administração de Vitória da Conquista. No ano passado comemorou-se 30 anos de UESB. Contudo, no nosso campus universitário, a cruel realidade ainda permanece assim: sem restaurante universitário e, como conseqüência, alunos carentes passando fome; sem residência universitária; sem acesso à Rádio e TV-UESB; não se freqüenta Museu Regional; sem independência para criar outros cursos de graduação e pós-graduação; longe da autonomia para compra de equipamentos e materiais de valores altos - o que contribuiria significativamente para a melhoria da arrecadação de impostos no município; ainda convivendo em um ambiente universitário que sequer tem uma política cultural e artística de forma continuada e sistemática que beneficie a classe artística e a própria comunidade acadêmica etc. No campus de Vitória da Conquista a realidade é bem diferente, sem dúvida alguma.

É preciso conquistar a nossa independência no ensino superior. A UNERC, com orçamento próprio, fomentará o desenvolvimento da economia de Jequié e Região e, como conseqüência: a ampliação do mercado de trabalho, mais arrecadação de impostos, a expansão do ensino superior, a oferta de novos cursos de graduação e um maior investimento em cultura e arte, entre outros bens para a sociedade. Os municípios que já têm a sua universidade pública estadual – Feira de Santana, Itabuna/Ilhéus, Vitória da Conquista - superam Jequié no quesito índice de desenvolvimento socioeconômico.

O verdadeiro artista coloca a sua arte a serviço das transformações sociais, do povo. E, como dizia o poeta Milton Nascimento, O artista deve ir onde o povo está. Contamos com a presença de todos, sete de setembro, no desfile de mobilização em defesa da criação da UNERC.

Concentração: Palácio das Artes
Horário 08 h


Jorge Barros
Presidente da Comissão 
de Mobilização Pró-UNERC


______________________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário

QUEM INTERESSAR POSSA: