Este é o Miscelânea, por Júlio Lucas

Leia no seu idioma preferido:

quarta-feira, 13 de junho de 2012

Rio+20: Incertezas marcam abertura da Conferência

Foto: Divulgação/Riotur

A Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, começou hoje (13), no Rio de Janeiro, com incertezas, falta de consenso e sem grandes expectativas de que o documento final estipule metas ambiciosas. Até ontem, havia confirmação da participação de representantes de 186 dos 193 países-membros da ONU - a secretária de Estado dos EUA, Hillary Clinton, representará o presidente Barack Obama.
Os principais impasses continuam em torno do fortalecimento do programa das Nações Unidas para o Ambiente (Pnuma) e sobre os temas dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) - pelos quais os países avançariam como uma segunda etapa dos Objetivos do Milênio, um conjunto de oito metas estabelecidas pela ONU em 2000 e que devem ser atingidas por todos os países até 2015. Mas até a última reunião preparatória, no início do mês, em Nova York, não havia acordo nem mesmo sobre quantos deveriam ser os temas desses objetivos sustentáveis. 
A ONU já dá como certo que as negociações não se encerram ao longo dos três dias de reunião preparatória do documento final, a partir de hoje. Por enquanto há acordo em relação a menos de um quarto dos parágrafos do documento. Como a decisão é por consenso entre os 186 países participantes, fica claro o tamanho do desafio. Já se inscreveram para fazer discursos durante a cúpula 76 presidentes, seis vices, 44 primeiros-ministros e sete vice-primeiros-ministros.
Informações publicadas no http://ultimosegundo.ig.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

QUEM INTERESSAR POSSA: