Morreu nesta manhã de sábado (17/12) no Maranhão, aos 78 anos, o carnavalesco Joãosinho Trinta. De acordo com a assessoria de imprensa do hospital UDI, em São Luis, o artista foi vítima de choque séptico secundário a pneumonia e infecção urinária.
Internado desde o dia 3 deste mês, o quadro de Joãosinho era grave e ele estava respirando com ajuda de aparelhos. A equipe médica chegou a planejar uma cirurgia. Ideia descartada em virtude da situação de fragilidade do paciente.
João Clemente Jorge Trinta, o Joãosinho Trinta, nasceu em São Luís, 23 de novembro de 1933. Sonhava ser bailarino, mas foi a maior festa popular do planeta que arrebatou o talento do artista. Iniciou a carreira no Rio de Janeiro como carnavalesco assistente na Acadêmicos do Salgueiro, onde ganhou o bicampeonato em 1974 e 1975. Na Beija-Flor, Joãosinho conquistou os títulos dos carnavais de 1976, 1977, 1978, 1980 e 1983. Em 1986, o carnavalesco ficou com o vice-campeonato.
Joãosinho gravou um documentário em 2003, "A Raça-Síntese de Joãosinho Trinta", que retrata os preparativos do carnaval na Grande Rio. O filme mostra seu perfeccionismo e gosto pela cultura popular.
Joãosinho é um dos responsáveis pela inovação dos desfiles das escolas de samba. Levou luxo, lixo e muita polêmica para a avenida.
Em julho 2006, Joãosinho Trinta sofreu dois AVCs (acidente vascular cerebral), mas recebeu alta em outubro do mesmo ano. Ainda em 2006, ele se transferiu definitivamente para o Distrito Federal, onde recebeu o título de Cidadão Honorário de Brasília. No ano passado, o carnavalesco concorreu a deputado distrital, mas não conseguiu se eleger.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
QUEM INTERESSAR POSSA: