Álvaro Ricardo (ALJ), Valmir Henrique (ACL), Paulo Roberto (Uesb), Adilson Gomes (ALJ) e Fábio Félix (Uesb) |
Paulo Roberto (Reitor da Uesb) fala sobre importância do termo de parceria para aproximação entre Universidade e comunidade |
O pró-reitor de extensão, Fábio Félix Ferreira, informou que uma parceria entre a gráfica da Assembléia Legislativa da Bahia e a Uesb vai viabilizar a produção de obras de autores da região Sudoeste e que publicações sobre as histórias dos municípios de Jequié, Vitória da Conquista e Itapetinga deverão ser editadas em breve.
Na ocasião, a professora Maria Afonsina, anunciou que está sendo desenvolvido um projeto de leitura na Escola Municipal Adolfo Ribeiro, financiado pela Fapesb – Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia, para o estudo da produção literária dos escritores jequieenses. Afonsina aproveitou para anunciar também uma série de eventos programados para festejar os 20 anos da Estação da Leitura da Uesb e o centenário de Jorge Amado, além da realização em Jequié do I Encontro Internacional de Leitura e Literatura Infanto-Juvenil.
O escritor Domingos Ailton, membro da diretoria da ALJ, pediu apoio da Uesb para publicação de trabalhos literários de autores da região, principalmente de produções que versam sobre a cultura e a história regionais e para a divulgação dessas obras em escolas. O acadêmico solicitou também apoio para produção de vídeodocumentários sobre a memória da região.
O historiador Émerson Pinto de Araújo lembrou da coleção particular de quadros que o poeta Pacífico Ribeiro, radicado em Salvador, tem sobre Jequié. Falou da importância de esforços conjuntos para que essa coleção venha para Jequié, já que trata-se de uma série de pinturas artísticas de escolas variadas que retratam o município. A professora Lélea Amaral, secretária de Desenvolvimento Social do Município, reforçou a importância do acervo para Jequié.
O acadêmico Leonam Oliveira ressaltou a luta pela sede própria no prédio da antiga Biblioteca Municipal - onde a entidade vislumbra a instalação da Casa do Escritor com acervo de obras regionais - e sugeriu que trabalhos literários de autores de Jequié e região sejam aplicados no vestibular da Uesb.
A professora Márcia Auad solicitou do reitor a instalação da Rádio e da TV Uesb no campus de Jequié. O reitor da Uesb, Paulo Roberto, disse que a instituição vem se empenhando para trazer os veículos de comunicação educativos e falou da parceria com a ALJ que permitirá intercâmbio entre os escritores da região sudoeste, publicação de obras e divulgação.
Nos encaminhamentos, Fábio Félix anunciou a primeira reunião de trabalho para a próxima semana onde consta a formalização do termo de cooperação técnica entre a Universidade e a ALJ e a organização de uma agenda de trabalhos que envolva as duas instituições.
Com informações do jornalista e escritor Domingos Ailton. FOTOS: João Lourenço.
Com informações do jornalista e escritor Domingos Ailton. FOTOS: João Lourenço.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
QUEM INTERESSAR POSSA: