Este é o Miscelânea, por Júlio Lucas

Leia no seu idioma preferido:

sexta-feira, 22 de julho de 2011

Reunião da ALJ traz boas perspectivas para o setor literário no sudoeste baiano

Álvaro Ricardo (ALJ), Valmir Henrique (ACL), Paulo
Roberto (Uesb), Adilson Gomes (ALJ) e  Fábio Félix (Uesb)
A reunião da ALJ - Academia de Letras de Jequié, ocorrida na noite desta quarta-feira (20) na sede da entidade no Museu João Carlos Borges, foi bastante concorrida e trouxe boas perspectivas para o setor literário na região. Em pauta constou discussão sobre o termo de parceria que está sendo firmado entre a Uesb - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia e a ALJ para a promoção da cultura regional. 
Paulo Roberto (Reitor da Uesb) fala sobre importância do termo
de parceria para aproximação entre Universidade e comunidade
O encontro coordenado pelo presidente da ALJ, Adilson Gomes, contou com a presença do reitor da Uesb, Paulo Roberto, do pró-reitor de extensão, Fábio Félix Ferreira, de professores da Uesb, do vice-presidente da ACL - Academia Conquistense de Letras, Valmir Henrique, e dos membros da ALJ Júlio Lucas, Ivonildo Calheira, Márcia Auad, Dermival Rios, Leonam Oliveira, Álvaro Ricardo, Leléa Amaral, Maria Afonsina Ferreira, Émerson Pinto de Araújo, Jorge Barros, Zilda Freitas, Edgar Ferraro e Domingos Ailton . 
O pró-reitor de extensão, Fábio Félix Ferreira, informou que uma parceria entre a gráfica da Assembléia Legislativa da Bahia e a Uesb vai viabilizar a produção de obras de autores da região Sudoeste e que publicações sobre as histórias dos municípios de Jequié, Vitória da Conquista e Itapetinga deverão ser editadas em breve. 
Na ocasião, a professora Maria Afonsina, anunciou que está sendo desenvolvido um projeto de leitura na Escola Municipal Adolfo Ribeiro, financiado pela Fapesb – Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia, para o estudo da produção literária dos escritores jequieenses. Afonsina aproveitou para anunciar também uma série de eventos programados para festejar os 20 anos da Estação da Leitura da Uesb e o centenário de Jorge Amado, além da realização em Jequié do I Encontro Internacional de Leitura e Literatura Infanto-Juvenil. 
O escritor Domingos Ailton, membro da diretoria da ALJ, pediu apoio da Uesb para publicação de trabalhos literários de autores da região, principalmente de produções que versam sobre a cultura e a história regionais e para a divulgação dessas obras em escolas. O acadêmico solicitou também apoio para produção de vídeodocumentários sobre a memória da região. 
O historiador Émerson Pinto de Araújo lembrou da coleção particular de quadros que o poeta Pacífico Ribeiro, radicado em Salvador, tem sobre Jequié. Falou da importância de esforços conjuntos para que essa coleção venha para Jequié, já que trata-se de uma série de pinturas artísticas de escolas variadas que retratam o município. A professora Lélea Amaral, secretária de Desenvolvimento Social do Município, reforçou a importância do acervo para Jequié. 
O acadêmico Leonam Oliveira ressaltou a luta pela sede própria no prédio da antiga Biblioteca Municipal - onde a entidade vislumbra a instalação da Casa do Escritor com acervo de obras regionais - e sugeriu que trabalhos literários de autores de Jequié e região sejam aplicados no vestibular da Uesb. 
A professora Márcia Auad solicitou do reitor a instalação da Rádio e da TV Uesb no campus de Jequié. O reitor da Uesb, Paulo Roberto, disse que a instituição vem se empenhando para trazer os veículos de comunicação educativos e falou da parceria com a ALJ que permitirá intercâmbio entre os escritores da região sudoeste, publicação de obras e divulgação. 
Nos encaminhamentos, Fábio Félix anunciou a primeira reunião de trabalho para a próxima semana onde consta a formalização do termo de cooperação técnica entre a Universidade e a ALJ e a organização de uma agenda de trabalhos que envolva as duas instituições.
Com informações do jornalista e escritor Domingos Ailton. FOTOS: João Lourenço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

QUEM INTERESSAR POSSA: