Este é o Miscelânea, por Júlio Lucas

Leia no seu idioma preferido:

sábado, 7 de maio de 2011

Shopping Aeroclube pode ser transformado em novo empreendimento imobiliário

Shopping a céu aberto pode virar seis torres


De acordo com artigo publicado neste sábado (7) no site Política Livre, o vice-presidente de Pessoa Jurídica da Caixa, Geddel Vieira Lima, divulgou no seu twitter esta manhã que a Prefeitura de Salvador “quer desmoralizar o Aeroclube, shopping localizado na Boca do Rio, para vender o espaço ao Grupo Pestana”. 

De acordo com o site, Geddel teria informado que o negócio está sendo intermediado por um “advogado poderoso”. “Ah, tão querendo vender o aero clube ao grupo Pestana, para levantarem ali 6 torres. Pref (Prefeitura) quer desmoralizar o aero para facilitar negócio. O embargo tem q gerar encontro de contas no Aero clube. Tem advogado poderoso intermediando grande negócio na área”, afirmou o ex-ministro em seu twitter. 
Geddel: denúncia de articulação para venda do Aeroclube
O Aeroclube teve obras de reforma e ampliação paralisadas no começo de 2007, embargadas por conta de liminar assinada por representantes de duas entidades (Associação Desportiva Beneficente Social da Boca do Rio e Grupo Cultural e Recreativo Bahia Tribal Ação Social). Desde então, de acordo com a assessoria do shopping, calculam-se prejuízos superiores a R$ 100 milhões, sem contar com os danos financeiros a cada um dos lojistas.
Em 1999, quando foi inaugurado, o shopping mantinha em funcionamento 115 empreendimentos e 10 mil empregos diretos e indiretos. Atualmente, apenas 20 lojas continuam operando. 
Recentemente, a imprensa divulgou que os representantes das duas entidades responsáveis pelo desencadeamento do embargo nas obras do Aeroclube, Walter Cerqueira e Wellington Silva, admitiram estar arrependidos e manifestaram o desejo do fim do embargo, por acreditarem que a situação tem trazido prejuízos ao bairro da Boca do Rio. 
De acordo com a Tribuna da Bahia a administração do shopping e os lojistas acreditam no fim do embarco para retomar a obra e tocar o projeto Parque do Vento, que integra a revitalização do Aeroclube. Projeto que compreende uma área verde de 150 mil metros quadrados. Trata-se de um parque público integrado à orla, com uma grande área de lazer com equipamentos para diversão e entretenimento da população. 
Ao que parece, o poder da especulação imobiliária promete protagonizar mais um episódio de transformação da paisagem da orla de Salvador em paredão de concreto.


(Com informações dos sites Política Livre e Gente e Negócios)

Um comentário:

  1. Uma vergonha. Antes aquilo era pra ser um parque público, virou um shopping a ceu aberto de costas pro mar. agora querem transformar num paredão de concreto. ainda bem que mesmo por motivos político-partidários tem quem traga a tona estas negociatas. mesmo assim o povo reage como cordeiro, ou melhor, nem reage.

    ResponderExcluir

QUEM INTERESSAR POSSA: