George Clinton: de olhos e ouvidos atentos no seu espólio musical |
Black Eyed Peace: samplear sem autorização pode custar caro |
Não é de hoje que a imprensa divulga escândalos de artistas apontando colegas consagrados de gravarem suas canções sem a devida autorização e, principalmente, sem o repasse dos direitos autorais.
Com o advento da internet, a facilidade de recursos tecnológicos e a popularização do chamado sampler, o famigerado plágio retorna à cena com maior frequência.
Cada vez mais as trocas de acusações atingem os peixes grandes na crista das ondas midiáticas. Aí a gente percebe que aquela sensação de déjà vu ao ouvir um hit nas paradas na verdade é apenas mais uma releitura não autorizada de um antigo sucesso.
Com o advento da internet, a facilidade de recursos tecnológicos e a popularização do chamado sampler, o famigerado plágio retorna à cena com maior frequência.
Cada vez mais as trocas de acusações atingem os peixes grandes na crista das ondas midiáticas. Aí a gente percebe que aquela sensação de déjà vu ao ouvir um hit nas paradas na verdade é apenas mais uma releitura não autorizada de um antigo sucesso.
Black Eyed Peas - O último processo envolvendo famosos contra famosos estourou recentemente através do cantor George Clinton, mente-mor do Parliament e Funkadelic, influentes bandas dos anos 70 e 80.
Clinton, que tem seu nome no Rock and Roll Hall of Fame por ser um dos inovadores do funk e do soul, abriu um processo contra ninguém menos que o quarteto do Black Eyed Peas, alegando que a turma de Will.i.am. usou um trecho de sua música “(Not Just) Knee Deep”, sem permissão, na versão remixada de “Shut Up”.
A versão original de “(Not Just) Knee Deep” saiu no disco “Uncle Jam Wants You”, lançado por Clinton em 1979. A música já teve samplers usados por De La Soul, Snoop Doog e 2Pac. Mas, segundo Clinton, em 1999 um produtor teria pedido permissão para a utilização da música no remix do Black Eyed Peas, e ele negou.
Caso seja condenada, a banda que desponta entre os maiores sucessos dos últimos anos, deverá pagar US$ 150 mil para o cantor George Clinton e ainda terá de retirar o sucesso das paradas.
Festival de plágio - E não para por aí. As acusações e processos de plágio têm sido cada vez mais recorrentes. Em 2008 o guitarrista norte-americano Joe Satriani apresentou queixa no tribunal contra os ingleses do Coldplay, acusando a banda de plagiar o instrumental "If I Could Fly", que o guitarrista compôs em 2004. De fato a canção "Viva La Vida", nomeada para dois Grammys levando crédito dos membros do Coldplay, tem forte semelhança com o tema de Joe Sartriani. Mas, antes do virtuoso Sartriani, o Coldplay já havia recebido acusações do Creaky Boards. A banda norte-americana teria notado semelhança de sua música "The Songs I Didn't Write" com o single dos ingleses. Outra reclamação veio da francesa Alizée, que alega que os ingleses teriam se inspirado na sua canção "J'en Ai Marre". Dos três casos, a música da cantora é a mais antiga.
Outro fato famoso foi o que envolveu o músico brasileiro Jorge Ben Jor e o cantor Rod Stewart. Ben Jor acusou o britânico de ter usado oito compassos de "Taj Mahal" na canção "Do Ya Think Im Sexy". Antes do brasileiro entrar com o processo, Stewart doou os créditos da canção para a Unicef e não houve batalha judicial.
Recentemente Bon Jovi foi acusado por Samuel Bartley Steele, vocalista da banda The Chelasea City Council, de ter roubado sua letra "Man I Really Love This Team" na canção “I Love This Town”. Steele pediu a "bagatela" de 400 bilhões de dólares (cerca de R$ 900 bi) pelos danos. O processo está em andamento.
A banda sueca The Hives é outra acusada de plágio. O compositor norte-americano Jason Shapiro afirma que a música "Tick Tick Boom", single do álbum "The Black and White Album, de 2007, tem o riff principal da guitarra e a melodia vocal parecidos com "Why You", música de sua autoria gravada pelas bandas Roofies, em 97, e Three Way, em 2002.
Tem mais. Peaches, Chantal Kreviazuk e o grupo The Rubinoos afirmaram que a cantora canadense Avril Lavigne teria copiado suas músicas.
Para finalizar nossa provisória esculpida da ponta do iceberg dos supostos plágios no oceano da música pop, os californianos do Red Hot Chili Peppers, ao lançar o álbum Stadium Arcadium, foram acusados de se inspirar na música "Mary Jane's Last Dance", de Tom Petty.
A sabedoria do velho palhaço - O mestre Chacrinha é quem tinha razão quando parodiava Lavoisier dizendo: "Nada se cria, tudo se copia". O que ele não deveria prever é que esse tal de plágio ficaria tão popular nesses tempos de sucessos efêmeros e vulgarização do furto intelectual.
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