Este é o Miscelânea, por Júlio Lucas

Leia no seu idioma preferido:

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Horário de Verão afeta rotina mesmo nos estados que não aderem

O Horário Brasileiro de Verão começa na madrugada deste sábado para domingo. A população de dez estados brasileiros terá que adiantar seus relógios em uma hora, a partir da 0h do domingo (17). O horário de verão este ano terá duração de 126 dias, com término à meia-noite do dia 20 de fevereiro de 2011.
A mudança no horário se faz necessária nesta época do ano por causa do aumento na demanda por energia, resultado do aumento da temperatura e do crescimento da produção industrial às vésperas da temporada natalina. Neste período, os dias têm maior duração e a luminosidade natural pode ser mais bem aproveitada.
Quais Estados adotam o Horário de Verão? Este ano, como nos últimos cinco períodos, os estados que aderem ao Horário de Verão são: Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, além do Distrito Federal.
Economia -  A expectativa é de alcançar uma redução média na demanda de energia em horário de ponta de até 4% onde a mudança é adotada e economia total de energia de 0,3% a 0,5% para o país.

Bom para a natureza - Para especialistas, a economia de energia promovida pela alteração no horário além de ser positiva para aos cofres da União é ecologicamente benéfica, pois corresponde ao crescimento de um ano na geração de energia elétrica do país evitando a necessidade de investimentos em novas hidrelétricas e termelétricas.
Datas fixas para início e término - Desde 2008, foram estabelecidas datas fixas para o horário de verão no país: a mudança ocorre no terceiro domingo de outubro e termina no terceiro domingo de fevereiro. Se a data coincidir com o domingo de carnaval, o final do horário de verão é transferido para o domingo seguinte.
Segundo Turno, como fica horário da votação? Vale lembrar que este ano, ao contrário do que ocorreu há quatro anos, o início do horário de verão não será adiado por causa do segundo turno das eleições, no próximo dia 31 de outubro. De acordo com o TRE, as urnas eletrônicas já estão programadas para fazer automaticamente a alteração no horário e não afetará a realização do pleito.
Bahia, desentendimentos - A Bahia, apesar da insatisfação por parte de setores empresariais, mais uma vez não vai aderir à alteração de horário. De acordo com reportagem de A Tarde, o presidente da FIEB - Federação das Indústrias do Estado da Bahia, Victor Ventin, criticou a decisão do governo estadual: “A Fieb havia sido avisada de que a questão seria discutida por comissão tripartite, com representantes do governo, das empresas e dos sindicatos de trabalhadores. Essa discussão não aconteceu”.
Bahia, se correr o bicho pega, se ficar... Mesmo não aderindo ao Horário de Verão, os baianos sentem mudanças na rotina neste período por causa dos serviços nacionais interligados como horário bancário, casas lotéricas, e atendimento em repartições públicas federais. A programação nas redes de TV também será alterada para conciliar os interesses de audiência das emissoras e filiadas, visto que a grade nacional costuma seguir o horário de Brasília que será adiantado em uma hora.

Em Jequié, e na maioria das cidades do interior do estado, as agências bancárias deverão antecipar em uma hora o atendimento ao público para garantir a compensação de cheques. Não haverá mudanças na capital e em cidades da região metropolitana: Candeias, Camaçari, Dias D’Ávila, Itaparica, Lauro de Freitas Madre de Deus, São Francisco do Conde, Simões Filho e Vera Cruz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

QUEM INTERESSAR POSSA: