Este é o Miscelânea, por Júlio Lucas

Leia no seu idioma preferido:

sábado, 5 de dezembro de 2020

Jequié celebra Dia da Cultura, em tempos de pandemia

Não fosse a pandemia, certamente neste sábado (05/12/20) a principal praça do município de Jequié (Praça Rui Barbosa) estaria repleta de cores, ritmos, sabores e poesia por conta das performances e participações voluntáriosas dos artistas, produtores culturais e demais filhos da terra do poeta Waly Salomão.

Hoje é o Dia Nacional da Cultura, justamente em homenagem ao jurista e escritor Rui Barbosa que nasceu nesta data. Por consequência, a ocasião foi também instituída oficialmente por Lei de 2008 para celebrar o Dia Municipal da Cultura na cidade de Jequié situada no Sudoeste baiano e inserida no Calendário Oficial de Festas e Datas Comemorativas da cidade em 2019. A finalidade de valorizar as diversas linguangens artísticas e celebrar as manifestações culturais todos os anos muito bem recebida pela comunidade local, desde então.

Apesar do conturbado ano político permeado por constantes mudanças na gestão pública, o município merecia o reconhecimento dos seus fazedores de arte com atividades alusivas ao dia oficial da Cultura ainda que por meios remotos. Principalmente por ser esse segmento um dos mais afetados pelas recomendações de distanciamento social.

Enquanto um novo dezembro não chega, sem COVID 19, só nos resta apreciar as manifestações individuais de alguns artistas e produtores culturais nas redes sociais e as fotografias da data comemorativa nos anos 2018 e 2019 registradas pela Secretaria de Cultura e Turismo de Jequié.











Nenhum comentário:

Postar um comentário

QUEM INTERESSAR POSSA: