Este é o Miscelânea, por Júlio Lucas

Leia no seu idioma preferido:

sábado, 3 de novembro de 2012

Morre o Poeta Dourado Luís Cotrim

Luís Cotrim retratado em óleo sobre tela por Rubens Santos.
Faleceu esta manhã (03/11) na UTI do Hospital Santa Helena por volta das 7h, aos 95 anos, o professor Luis Neves Cotrim. Há oito dias convalescia internado por complicações de saúde que se agravaram no ano passado após um acidente doméstico. 
Natural de Caetité, Bahia, mudou-se para Jequié na juventude onde trabalhou na extinta ferrovia, depois se fez professor de várias gerações quando, à frente do seu tempo, surpreendia alunos e colegas do Ierp - Instituto de Educação Régis Pacheco por priorizar o aprendizado do estudante e não dar importância às notas.Boêmio inveterado, foi personagem emblemática da vida cultural de Jequié e na política chegou a ser vereador.
Cotrim foi um dos idealizadores e membro fundador da Academia de Letras de Jequié, onde ocupava a cadeira número 1, tendo como patrono Lindolfo Rocha. Em 1982 os amigos organizaram em homenagem ao Poeta Dourado, como era conhecido, a edição de "Seleção de Prosas e Versos". Participou das coletâneas "Jequié, poesia e prosa" (1992) e  "Cem anos de poesia e prosa" (em 1997). Também foi responsável pela autoria da letra do hino do Ierp.
Como cronista, Cotra, como era carinhosamente chamado pelos mais próximos, escreveu por décadas seguidas a página “Sociedade” do Jornal de Jequié e manteve na Rádio Bahiana crônica diária que finalizava sempre oferecendo uma rosa vermelha à mulher homenageada daquele dia. 
O corpo encontra-se no velatório da Pax Internacional de onde sairá o féretro para sepultamento às 10h do domingo (04/11) no Cemitério São João Batista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

QUEM INTERESSAR POSSA: