Este é o Miscelânea, por Júlio Lucas

Leia no seu idioma preferido:

segunda-feira, 30 de abril de 2012

Academia de Letras de Jequié: novas vagas e boas perspectivas para o setor literário




Semana passada, na noite de segunda-feira (23/04), aconteceu na sede da Academia de Letras de Jequié, no Museu Histórico, assembleia geral para aprovar modificações no estatuto e no regimento interno. Entre as principais alterações estavam em foco tópicos para viabilizar a realização de eleição para preenchimento de cadeiras vagas da entidade. Além do presidente, professor e cronista Adilson Gomes, marcaram presença os membros efetivos: historiador e escritor Emerson Pinto de Araújo, jornalista e escritor Domingos Ailton - acompanhado por sua esposa Daiane Andrade -, a professora e poeta Zilda Freitas, os professores Jorge Barros, Manoel Aragão, Maurício Bastos, Márcia Rúbia, o poeta e cronista Júlio Lucas e a educadora Maribel Barreto. Também esteve visitando a entidade na ocasião o cineasta Robson Roberto (pai da acadêmica Maribel), responsável pelo registro da foto.

Tem sido ponto de discussões nas últimas reuniões da entidade o importante convênio de Cooperação Técnico-Científica celebrado recentemente com a UESB – Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. A parceria abre novas possibilidades para o setor literário. Por conta disso, está sendo ventilada a possibilidade de algumas publicações e a realização de eventos de fomento à leitura. Encontra-se em fase de elaboração de projeto, por exemplo, a organização da I Festa Literária do Sertão de Jequié e o Encontro Estadual das Academias de Letras, que terá Jequié com sede. 

Outro importante tópico que vem ganhando substância entre os acadêmicos é a mobilização junto aos poderes executivo e legislativo municipais pela sede própria da ALJ. Atualmente a entidade funciona provisoriamente na sala 1 do Museu Histórico de Jequié. O intuito é sensibilizar autoridades públicas para a concessão do prédio da Antiga Biblioteca Municipal, onde, além de abrigar a sede definitiva da instituição, passaria também a funcionar a biblioteca de autores regionais e espaço cultural para eventos literários.

2 comentários:

QUEM INTERESSAR POSSA: