Mas uma função curiosa tem atraído os olhares dos amantes da música. Agora, eles podem rastrear os locais que foram utilizados em diversas capas de álbuns dos seus artistas preferidos.
O jovem Sean Yeaton, da revista Vice, selecionou dez lugares icônicos que serviram de cenário para a arte de alguns álbuns do mundo da música. Em seguida, encontrou o melhor ângulo das imagens para que elas ficassem combinadas com as capas dos álbuns. Algumas foram fáceis de encontrar, como a do disco "Abbey Road", dos Beatles, ou a do "461 Ocean Boulevard", de Eric Clapton. Já outras deram trabalho para Yeaton, como "After The Gold Rush", de Neil Young.
Abbey Road - The Beatles
Com a foto tirada em 8 de agosto de 1969, Abbey Road é o único álbum dos Beatles que não leva o nome da banda ou título impresso na capa (até mesmo o "The White Album" tem o nome do grupo gravado na frente). A ideia de atravessar a faixa de pedestres em frente à rua foi de Paul McCartney, e a fotografia levou apenas dez minutos para ser tirada pelo fotógrafo Iain Macmillan, quando ficou de pé sobre uma escada enquanto um guarda policial impedia o tráfego na rua.
Muitos dizem que a capa é uma dica do popular bordão "Paul está morto", no qual a banda teria deixado pistas enigmáticas em músicas e imagens sobre a morte do cantor. Um exemplo é a placa de um dos carros ao fundo com a inscrição "281F" - apontando para a idade que Paul teria "se" ainda estivesse vivo naquela época. Na figura, os membros dos Beatles estariam compondo um cortejo fúnebre, com John Lennon em branco, como um "homem santo", Ringo de preto, como alguém que está de luto, Paul descalço (supostamente um costume típico dos sepultamentos italianos) e fora de compasso com o resto da banda, e George de azul, simulando um coveiro.
(What's The Story) Morning Glory? - Oasis
Tomada por influências do fotógrafo Michael Spencer Jones (que também é responsável pelas imagens de "Definitely Maybe" e "Be Here Now"), a capa apresenta dois homens artisticamente embaçados caminhando em direções opostas. Berwick Street, a rua que ilusta a capa de "Morning Glory?", foi escolhida devido à sua reputação: ela foi pioneira em lojas de discos nos anos 90.
Animals - Pink Floyd
A primeira ideia de capa para "Animals" era a de uma criança andando numa rua com seus pais fazendo sexo "como animais", mas foi felizmente rejeitada e trocada por um "porco voador" que sobrevoa a Battersea Power Station, em Londres. O bicho, na verdade, era um gigantesco balão de gás hélio, apelidado carinhosamente de "Algie", e foi fotografado em 2 de dezembro de 1976.
Ramones - Ramones
Roberta Bayley, fotógrafa de uma revista punk, conseguiu o que muita gente tinha tentado - e falhado - na época: uma foto decente do grupo Ramones. Já o cartunista e escritor John Holstrom, cujo trabalho aparece em vários álbuns da banda, diz que o primeiro obstáculo foi reunir os quatro roqueiros em um só lugar ao mesmo tempo, além de fazê-los posar como se estivessem "puxando os dentes", numa parede pixada em Manhattan.
After The Gold Rush - Neil Young
O efeito parcialmente negativo lançado sobre a imagem não é necessariamente uma decisão artística do fotógrafo Joel Bernstein, que na época tinha apenas 18 anos. Mas o próprio admitiu que foi uma tentativa de esconder o fato de que a foto está realmente fora de foco.
O jovem já havia capturado alguns ensaios com Neil Young, em torno de Greenwich Village. Bernstein avistou uma velha andando na esquina das ruas Sullivan e West 3rd, em Nova York, e sabia que era o momento certo para fazer um bom retrato. Na sua pressa de bater a foto, o foco foi ajustado errado. Por isso mesmo, ele ficou assustado quando a imagem foi escolhida como a capa do álbum de 1970.
ARTIGO PUBLICADO ORIGINALMENTE NO SITE http://olhardigital.uol.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário
QUEM INTERESSAR POSSA: