No ultimo dia 06 de outubro, quinta-feira, a Fundação Casa de Jorge Amado recebeu, no projeto Com a Palavra o Escritor, o autor baiano, que vive e estuda nos Estados Unidos, Narlan Matos. O encontro foi marcado por muita música e poesia.
Apresentado pela professora da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Evelina Roisel, Narlan falou sobre sua vida e sobre os caminhos que o levaram à poesia e à música. O autor também fez elogios a Rogério Duarte, um dos grandes nomes do tropicalismo brasileiro e seu "tutor", que marcou presença no evento. Nas palavras de Evelina, Narlan é um "homem-texto", é pluralidade: um poeta que procura entender a vida e por isso conquistou e conquista a simpatia de todos.
O evento contou também com o lançamento do CD Bossa Negra, uma parceria de Narlan Matos com o músico César Rasec e arranjos de Luiz Caldas. As canções são inspiradas no jazz e no candomblé. Estavam presentes no lançamento personalidades da cultura baiana, como Galvão dos Novos Baianos, que teve participação especial na apresentação final de Narlan e sua banda, e Antonio Luiz Martins, que participou do filme Meteorango Kid, de André Oliveira.
César Rasec, Rogério Duarte e Myrian Fraga com Narlan |
Elogiado por poetas universais como Lawrence Ferlinghetti e Robert Creeley – expoentes da Geração Beat – o russo Yevgeny Yevtushenko, e o esloveno Tomaz Salamun. Recebeu láureas internacionais como o International Writing Program, University of Iowa, (2002). Escritor visitante em várias universidades americanas. Autor convidado para representar o Brasil em cinco dos maiores festivais de literatura da Europa. Senhoras e senhores: o amanhecer, venceu o Prêmio Copene de Literatura e Arte em 1997 – atual Prêmio Braskem – e em 2000 venceu o Prêmio XEROX de Literatura Brasileira, com seu segundo livro No acampamento das sombras, pela editora Cone Sul, SP. Está concluindo o PhD na University of Illinois at Urbana Champaign, uma das vinte maiores do mundo, onde lecionou por cinco anos. Tornou-se pupilo de Noam Chomsky. Membro da Academia Americana de Poetas. Seu terceiro livro de poemas, Elegia ao Novo Mundo, sairá em breve pela Editora 7 Letras.
Por Camila Kowalski (Ascom da Fundação Casa de Jorge Amado).
Nenhum comentário:
Postar um comentário
QUEM INTERESSAR POSSA: