Este é o Miscelânea, por Júlio Lucas

Leia no seu idioma preferido:

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

HOMENAGEM A MUSAÉ (Por Miguel Mensitieri)



PRA TOCAR NO DISCO DOS TEUS OLHOS
O REBENTO SONORO DO DIA.

É PRECISO SER MUSAÉ PARA DESCOBRIR UM SINGULAR REBENTO SONORO DO DIA, SÓ ELE PODERIA TOCAR NO DISCO DE QUALQUER OLHAR; TOCAR COM O INSTRUMENTO; TOCAR COM A SENSIBILIDADE; TOCAR INTEIRAMENTE. O MOTE ACIMA É DE UM POEMA QUE CONSTRUÍ E QUE FOI MUSICADO POR MUSAÉ PARA O FESTIVAL DO TRABALHADOR (2º LUGAR). NÃO POSSO AFIRMAR QUE ESSE ARTISTA PLÁSTICO E MÚSICO JEQUIEENSE INTERROMPEU SUA VIAGEM NO ESPAÇO DA MÚSICA, MAS POSSO CONCLUIR QUE ENTRE DEZENAS DE BELÍSSIMAS COMPOSIÇÕES QUE PODERIAM ESTAR SENDO TOCADAS EM TODO PAÍS, SOMENTE DEZOITO SE PROJETARAM PARA ALÉM DE UMA CIDADE ONDE A MAIORIA DAS PESSOAS SACRIFICA A ESTÉTICA E A CRIATIVIDADE EM FUNÇÃO DO COMPORTAMENTO SOCIAL DO ARTISTA. UMA SOCIEDADE ONDE A CLASSE DOMINANTE SONHA COM O MORALISMO (MORAL RETRÓGRADA) E PREFERE O IDIOTA BEM COMPORTADO, OU PSEUDO-ARTISTA, A UM GRANDE TALENTO QUE, POR FALTA TOTAL DE APOIO, DESAPARECE NO MOMENTO EM QUE TEM AS FACULDADES DO ESPÍRITO EM PLENA ATIVIDADE.
CONHEÇO OUTROS TALENTOS QUE POR VIVEREM NA LINHA DA POBREZA E PASSAREM POR SEGREGAÇÃO RACIAL ACABARAM QUASE ABANDONADOS NUM LEITO DE HOSPITAL PÚBLICO (QUEM NÃO SE LEMBRA DO ARTISTA VISUAL RAIMUNDO SAMPAIO?). MUSAÉ É RECONHECIDO (É SIM – SUA ARTE PERMANECE) POR CARLINHOS BROWN, PAULINHO JEQUIÉ, BINHA MORBECK, BENÉ SENA, CÉSAR ALMEIDA, DICINHO, PEDRINHO, REY DE JESUS, CANDOBÁ E OUTROS GRANDES ARTISTAS BRASILEIROS.
AGORA, SIM, QUE ME DESCULPEM O TROCADILHO – MUSAFOI UM DOS MELHORES NO BICO DE PENA; EXCEPCIONAL COMPOSITOR E LETRISTA. EU O CONHECI EM 1985, QUANDO CONQUISTOU O FESTIVAL DA MÚSICA POPULAR EM FEIRA DE SANTANA-BA, OCASIÃO EM QUE CARLINHOS BROWN O CHAMOU DE MESTRE MUSA. MAIS QUE UMA MOÇÃO DE PESAR, MUSAÉ MERECE SER HOMENAGEADO PELO QUE REPRESENTA NO CONTEXTO ARTÍSTICO-CULTURAL DE JEQUIÉ E, POR EXTENSÃO, DO PAÍS.
SALVE, SALVE,
MESTRE MUSA!

Miguel Mensitieri
(Postado originalmente nos comentários 
da matéria sobre o falecimento de Musaé)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

QUEM INTERESSAR POSSA: