Este é o Miscelânea, por Júlio Lucas

Leia no seu idioma preferido:

segunda-feira, 4 de abril de 2011

Segunda-feira marcada por exoneração em massa na Prefeitura de Jequié

Insatisfeito com o baixo índice de aceitação popular dos setores da Saúde e do Trânsito, e somando-se às declarações do ex-secretário de Serviços Públicos para um blog, reclamando das condições de trabalho, o prefeito Luiz Amaral resolveu incluir na série de decretos de exoneração os nomes de Stela Souza (Saúde), Edmar Mendes (Superintendência de Trânsito) e José Inácio (Serviços Públicos). 
Com as mudanças, Geomésio Ataíde, atual secretário de Infraestrutura, assume a Superintendência de Trânsito; Maria Cruz, recentemente designada à Agricultura e Meio Ambiente, passa a responder também pela pasta de Serviços Públicos; à frente da Saúde fica Belmiro Matos, que já atuava como diretor na mesma secretaria. Todos em caráter interino. 
A saída dos secretários e do superintendente encabeça a lista de exonerações em massa, que ao todo somam mais de 250 Cargos de Confiança (CC) em todos os níveis. Além disso, estão em processo de rescisão contratos do REDA (Regime Especial em Direito Administrativo) e dos prestadores de serviços terceirizados. 
Esta é a segunda etapa das ações de ajustamento administrativo e financeiro que o Governo Municipal considera necessária para adequação às determinações da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). É certo que medidas de impacto com essa amplitude atingem injustamente muitas pessoas competentes indispensáveis ao bom andamento das atividades do Município. No entanto, informações dão conta de que após um mês, muitos deles deverão voltar aos setores de origem ou serão remanejados para outros postos de trabalho, conforme as necessidades. 
Embora estas sejam medidas impopulares, também são vistas por muitos como a grande oportunidade do prefeito Luiz Amaral arrumar a casa e ainda valorizar a moeda política que a gestão pública representa, deixando de ser refém de pressões de algumas lideranças que, ao tempo em que solicitam o atendimento dos seus pleitos (principalmente as indicações de cargos), exigem a saúde administrativa e financeira do erário público municipal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

QUEM INTERESSAR POSSA: