Acontece nesta terça-feira (22) a primeira reunião pública com finalidade específica de fundar a Associação de Surdos de Jequié. O evento acontece sob a responsabilidade da Comissão Pró-Associação de Surdos de Jequié e conta com a presença e participação de representantes dos setores civil e público, e cidadãos em geral. A expectativa dos organizadores é dar início às primeiras diretrizes necessárias para a criação da entidade, que terá grande importância no fortalecimento dos direitos e na qualidade de vida das pessoas surdas e com deficiência auditiva no município.
A reunião acontece no Auditório da Secretaria Municipal de Saúde, às 8 horas da manhã. O evento conta com apoio do COMDEF - Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com dEFTICIÊNCIA.
SURDEZ OU DEFICIÊNCIA AUDITIVA? - É comum confundir surdez com deficiência auditiva. De acordo com o blog Mundo do Silêncio, a surdez, sendo de origem congénita, é quando se nasce surdo. Isto é, não se tem a capacidade de ouvir nenhum som. Por consequência, surge uma série de dificuldades na aquisição da linguagem, bem como no desenvolvimento da comunicação.
Por sua vez, a deficiência auditiva é um défice adquirido. Ou seja, é quando se nasce com uma audição perfeita e que, devido a lesões ou doenças, a perde. Nestas situações, na maior parte dos casos, a pessoa já aprendeu a se comunicar oralmente. Porém, ao adquirir esta deficiência, vai ter de aprender a comunicar de outra forma. Em certos casos, pode-se recorrer ao uso de aparelhos auditivos ou a intervenções cirúrgicas (dependendo do grau da deficiência auditiva) a fim de minimizar ou corrigir o problema.
Seja qual for o caso, o aparelhamento e a qualificação da sociedade para inclusão da pessoa com surdez ou deficiência auditiva promovem melhor qualidade de vida e ampliam os horizontes para maior autonomia e inserção no mercado de trabalho.
ESTATÍSTICAS DO SILÊNCIO - Os dados mais recentes sobre o panorama da surdez e da deficiência auditiva no Brasil foram fornecidos pelo Censo de 2000: O IBGE apurou que 24,5 milhões de brasileiros apresentavam algum tipo de deficiência. 4,6 milhões eram deficientes auditivos e 1,1 milhão eram surdas. O Censo 2010, deixa uma lacuna sobre essa questão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
QUEM INTERESSAR POSSA: