Este é o Miscelânea, por Júlio Lucas

Leia no seu idioma preferido:

terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Tribos do Rock destaca participação de Jequié no Encontro Estadual das Acedemias de Letras

Adilson Gomes e Domingos Ailton:
presenças constantes no Tribos do Rock
Além do músico Neubera Kundera, anunciado aqui no Miscelânea, para falar sobre seu primeiro CD, "Tarja Preta", quem também esteve no Tribos do Rock no sábado passado (18) foi o presidente da ALJ – Academia de Letras de Jequié, Adilson Gomes. 

Durante o papo pontuado por músicas da programação e dos pedidos dos ouvintes (como é de costume), o professor Adilson Gomes e o apresentador Júlio Lucas abordaram vários assuntos, como o trabalho de Neubera Kundera, a eleição para o Conselho Tutelar, a situação da Secretaria de Cultura e Turismo de Jequié (conduzida interinamente pelo secretário Robério Chaves) e, principalmente, sobre a presença da ALJ no I Encontro Estadual das Academias de Letras da Bahia, ocorrido em Valença nos dias 10,11 e 12 de dezembro. 
O evento foi um importante passo para o
reconhecimento das academias e implementação
de ações públicas de apoio ao setor 
Encontro serviu para a troca de conhecimentos 
entre acadêmicos de várias regiões do Estado
O ENCONTRO - Na sexta-feira (10), noite da abertura, o secretário de Cultura do Estado, Márcio Meireles, destacou a iniciativa do Encontro e deu sinais de apoiar a idéia de se colocar no calendário do Estado o evento, que deverá se repetir todos os anos nas cidades do interior da Bahia. O presidente da Fundação Pedro Calmon, Ubiratan Castro, disse que o Encontro deverá ter o patrocínio da Fundação para a edição de uma revista destacando os eventos. Após a fala das demais autoridades da mesa, houve apresentação de grupos culturais da região. A exemplo da emocionante participação dos meninos da Orquestra Mirim de flautas de Wenceslau Guimarães, do recital das crianças do Peti e do grupo de Ocupação Cultural destacando poemas de artistas valencianos. O público também pôde visitar estande com publicações da Secretaria da Cultura/Fundação Pedro Calmo além de expositores de academias de algumas cidades do Estado. 
O evento organizado pela Academia Valenciana de Educação, Letras e Artes – AVELA, em parceria com a Fundação Pedro Calmon e a Secult-BA aconteceu no Centro de Cultura Olívia Barradas. Estiveram presentes representantes de 16 instituições de várias regiões do Estado, como Ilhéus, Vitória da Conquista, Alagoinhas, Feira de Santana, Jacobina, Brumado, Bom Jesus da Lapa, Euclides da Cunha e Guanambi, além da Academia de Letras da Bahia, representada pelo professor e escritor Carlos Ribeiro. De Jequié estiveram os acadêmicos Adilson Gomes, presidente da ALJ, Domingos Ailton e Júlio Lucas, membros da diretoria da entidade, e a monitora do PETI, Daiane Andrade. 
TÓPICOS - Foram debatidos vários tópicos: Literatura baiana, a escola e o cânone; adoção da literatura baiana ao currículo escolar; diversificação de obras e autores baianos no processo de seleção para o ingresso no ensino superior; ampliação do cânone da literatura brasileira; o escritor baiano e o mercado editorial; o lugar e o papel do autor independente; como resolver o problema da distribuição dos livros das pequenas editoras e Leis e editais de fomento ao mercado editorial, o reconhecimento e regulamentação das academias. 
A ALJ esteve representada pelos acadêmicos 
Adilson Gomes, Domingos Ailton e Júlio Lucas
PARTICIPAÇÃO DE JEQUIÉ - No encontro foi criado um Fórum Permanente de Academias dos municípios baianos e redigido um documento com propostas a serem encaminhadas à Fundação Pedro Calmon e à Secretaria de Cultura e Turismo do Estado da Bahia.
Para o professor Adilson, em entrevista ao Tribos do Rock, a participação da ALJ foi bastante produtiva: “conseguimos colocar algumas proposições na ‘Carta de Valênça’ através das intervenções de Júlio Lucas e de Domingos Ailton e inserimos Jequié na disputa para sediar o Encontro de 2012”. O próximo encontro (2011) será em Ilhéus. Outro destaque da participação da ALJ no Encontro da Academias foi ter a aprovação do nome do professor Adilson Gomes como Secretário Geral da comissão do Fórum Permanente. O presidente escolhido para conduzir o Fórum foi outro jequieense, o cronista e romancista Araken Vaz Galvão, atualmente radicado em Valença, onde executa diversos trabalhos de fomento à cultura como vice-presidente da AVELA. Para vice-presidente do Fórum foi escolhido Pawlo Cidade da Academia de Letras de Ilhéus. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

QUEM INTERESSAR POSSA: