Este é o Miscelânea, por Júlio Lucas

Leia no seu idioma preferido:

quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

DICAS: Fogos de artifício simbolizam alegria, mas podem estragar a festa da virada

O espetáculo pirotécnico pode se transformar em tragédia
É tradição o uso de fogos de artifício para as comemorações de fim de ano, sobretudo no Réveillon. Para que a festa aconteça sem transtornos, vale a pena tomar os cuidados adequados no manuseio dos fogos.
Verificar atentamente as instruções dos rótulos e checar se o produto está bem conservado são os primeiros cuidados que o consumidor deve ter ao adquirir o produto. “Se forem seguidas as recomendações feitas pelos fabricantes dos produtos, não há problemas. É fundamental buscar produtos de qualidade e seguros, não comprar se estiver fora da embalagem ou danificado”, afirma Salim Iunes, gerente de uma loja de venda de fogos de artifício e técnico de segurança.
Os fogos de artifícios devem estar
embalados com indicação do fabricante
Ainda segundo o gerente, não é permitido a venda de fogos de artifício para menores de 18 anos e pessoas alcoolizadas, pois apresentam riscos de ferimentos graves no rosto e membros como dilacerações e até amputações dos dedos.
Para o tenente do Corpo de Bombeiros de Belém, Marco Scienza, o mais importante é procurar locais abertos para o estouro dos fogos e de preferência com uma distância de 10 a 20 metros das pessoas. “Em caso de acidente, a vítima deve lavar o local apenas com água corrente e procurar imediatamente atendimento médico. Não se deve utilizar medicamentos populares, como pasta de dente no local do ferimento. Caso haja acidentes graves, acione a equipe do Corpo de Bombeiros.” 


DICAS DE SEGURANÇA

•Não compre fogos de artifício clandestinos. Na maioria das vezes, não são testados. Esses fogos são vendidos de forma avulsa e não trazem as orientações do fabricante na embalagem.

•Siga as dicas do fabricante e peça orientações de como proceder no momento da compra do artefato.
Artefatos com base para
encaixe são mais seguros

•Compre artefatos que venham com a base para encaixar no suporte dos fogos de artifício, para que seja possível colocar no chão e manter distância no momento da detonação. Dessa forma, não é preciso segurá-los com as mãos.

•Crianças não devem soltar fogos.

•Se os fogos não estourarem, não tente reaproveitá-los. Aguarde alguns minutos à distância segura, depois molhe-os para apagar o pavil e evitar acidentes e leve na loja em que os comprou para trocá-los.

•Se for guardar fogos de artifício em casa, deixe-os em um local seco e longe de fogões, isqueiros, do acesso a fumantes, pessoas alcoolizadas e principalmente das crianças.

FONTE: Diário do Pará

Nenhum comentário:

Postar um comentário

QUEM INTERESSAR POSSA: