O Partido Democrata, do presidente Barack Obama, perdeu a maioria na Câmara dos Representantes (equivalente à Câmara dos Deputados), mas manteve o controle do Senado nas eleições legislativas dos Estados Unidos, realizadas ontem. Segundo parciais, o Partido Republicano conquistou mais de 39 cadeiras na Câmara dos Representantes, que antes estavam com os democratas, ganhando assim o controle da Casa.
Estavam em jogo nestas eleições todas as 435 cadeiras da Câmara dos Representantes e 37 das 100 vagas do Senado. Os eleitores também escolheram governadores de 37 dos 50 estados norte-americanos. Com os resultados definidos para 422 das 435 cadeiras da Câmara, os republicanos haviam garantido 239 assentos, superando os 50%.
No Senado, apesar de os democratas terem perdido vagas para a oposição em pelo menos cinco Estados, o partido conseguiu manter a maioria. O líder democrata Harry Reid segurou o posto no Senado por Nevada. O movimento conservador Tea Party venceu em Estados como Kentucky e Flórida, mas sua candidata mais forte, Cristine ODonnell, perdeu a vaga no Senado para o democrata Christopher Coons.
Na madrugada desta quarta-feira, 3, o deputado John Boehner, líder republicano que deverá assumir como o novo presidente da Câmara dos Representantes, fez um discurso declarando a vitória de seu partido e prometendo reduzir os gastos do governo e o tamanho do Estado.
A virada no comando do Congresso já era prevista e, segundo analistas, deverá tornar mais difícil para Obama levar adiante muitas de suas propostas até o final do mandato.
Especialistas afirmam ainda que o resultado das urnas demonstra o descontentamento dos eleitores norte-americanos com os dois primeiros anos do governo Obama e, principalmente, com a lenta recuperação da economia do país.
Obama telefonou hoje para líderes democratas e republicanos do Congresso e expressou a estes últimos sua disposição a colaborar com eles, após o triunfo até agora da oposição nas eleições legislativas. A Casa Branca disse que Obama falou com a atual presidente da Câmara de Representantes, Nancy Pelosi, e o líder da maioria democrata, Steny Hoyer, assim como com os líderes das minorias republicanas na Câmara e no Senado. Obama disse que espera "colaborar para encontrar terreno comum, avançar o país e ajudar o povo americano".
A oposição republicana fracassou em seu objetivo de conseguir a maioria do Senado nos EUA, que seguirá sob controle do Partido Democrata após as eleições de ontem, informaram as agências de notícias. Os democratas perderam cadeiras no Senado em pelo menos cinco Estados, mas garantiram a maioria na Casa graças às vitórias na Califórnia e Virgínia Ocidental.
Os republicanos conseguiram grandes vitórias, tomando cadeiras no Senado dos democratas na Pensilvânia, Wisconsin, Arkansas, Dakota do Norte e Indiana. O ganho substancial em dez delas mantém o controle dos democratas no Senado, entretanto, o Obama precisará de uma corrente democrata coesa no Senado para que sua agenda legislativa seja aprovada. Texto: A Tarde.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
QUEM INTERESSAR POSSA: