Este é o Miscelânea, por Júlio Lucas

Leia no seu idioma preferido:

terça-feira, 12 de outubro de 2010

Novos acadêmicos e presidente eleito tomaram posse na ALJ




Aconteceu na noite de sábado (9) no salão da Câmara de Vereadores de Jequié solenidade de posse dos novos membros da ALJ - Academia de Letras de Jequié e do atual presidente, eleito por aclamação, para conduzir a entidade no biênio 2010-2012. Durante a solenidade, o bioquímico Leonam Oliveira transmitiu a presidência ao professor Adilson Gomes. 
Dos acadêmicos eleitos, cinco tomaram posse: Ivan Estevan Ferreira, José Inácio Vieira de Mello, Julio Pereira Lucas Neto e Maribel Oliveira Barreto. Os novos membros ocuparam respectivamente as cadeiras dos acadêmicos Doryval Borges (4), João Pithon (11), Milton Rabelo (22) e Deodato Astrê (19). A professora Zilda Oliveira Freitas também eleita, não tomou posse por estar em viagem no exterior. Ela ocupará a cadeira 28 de Pedro Paulo Braga.
A gestão de Leonam à frente da entidade foi marcada pela realização do Projeto Travessia das Palavras, que durante 2009 e 2010 trouxe a Jequié, com apoio do jornalista e escritor José Inácio Vieira de Melo, vários nomes consagrados da poesia contemporânea do Brasil.
Ao tomar posse Adilson Gomes anunciou a nova diretoria composta pelo vice Jorge Barros, Domingos Ailton, Álvaro Veiga e pelos novos acadêmicos Júlio Lucas e Ivan Estevan Ferreira. A equipe tem pela frente o desafio de dinamizar a ALJ, ampliando ações que fomentem o hábito da leitura, e a luta pela sede definitiva da entidade, que está provisoriamente instalada numa das salas do Museu Histórico de Jequié. Segundo o ex-presidente, Leonam Oliveira, em seu discurso, as instalações são insatisfatórias e o ideal seria a transferência para o prédio da antiga Biblioteca Municipal. 
A solenidade contou com as presenças do ex-presidente Ivonildo Calheira, e dos acadêmicos Dermival Rios, Álvaro Ricardo, Márcia Auad, Márcia Rubia, Domingos Ailton, Maurício Almeida, Manoel Gomes Aragão e Lélea Amaral. O veterano Luis Cotrim (92 anos) emocionou a todos ao chegar conduzido em cadeira de rodas e manter-se por alguns minutos na solenidade. Autoridades públicas, professores, artistas, pessoas da comunidade e alguns profissionais da imprensa assistiram ao evento. 
Na oportunidade, antes das posses e transmissão de cargo, aconteceu palestra da jornalista e escritora Myrian Fraga e a belíssima apresentação do Grupo Concriz, de Maracás, que recitou poemas da convidada da última edição do projeto Travessia das Palavras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

QUEM INTERESSAR POSSA: