Este é o Miscelânea, por Júlio Lucas

Leia no seu idioma preferido:

quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Adilson Gomes eleito presidente da ALJ

O professor, cronista e poeta Adilson Gomes é eleito novo presidente da Academia de Letras de Jequié. A eleição aconteceu durante reunião na tarde desta quarta (15) a pós definir-se a chapa única que teve como vice o também professor, e diretor teatral, Jorge Barros, ex-presidente do Conselho Municipal de Cultura. O próximo passo é formar a nova diretoria executiva para gerir a entidade durante o biênio 2010-2011.
A posse acontecerá no dia 9 de outubro na Câmara de Vereadores do Município, quando Leonam Oliveira passará oficialmente o cargo para o novo presidente. Leonam deixa a presidência com um saldo positivo, após dinamizar a entidade com a promoção do projeto Travessia das Palavras, que trouxe grandes nomes da literatura contemporânea brasileira durante os anos de 2009 e 2010.
Na ocasião, acontecerá também a posse dos novos acadêmicos eleitos que ocuparão as cinco cadeiras vagas atualmente.
BIOGRAFIA – Filho do alfaiate Antonio Gomes dos Santos, mais conhecido como Antônio Granfino e de Maria da Conceição Gomes dos Santos, Adilson Gomes dos Santos, nascido em Jequié em 1965, é o segundo ocupante da Cadeira n° 32 da ALJ, eleito em 2003.
Em 1997, formou-se em Licenciatura em Ciências com habilitação em Biologia pela UESB, ano em que concluiu a pós-graduação em Metodologia do Ensino de Ciências e Matemática – UESB. Ainda em 1997, ingressa no Programa Nacional de Informática na Educação – PROINFO. Em Salvador especializa-se em Aplicações Pedagógicas dos Computadores pela Universidade Católica do Salvador – UCSal.
No início dos anos noventa foi premiado no concurso literário Jorge Amado, promovido pela UESB, na categoria crônica. Participou do livro “Cem anos de Poesia e Prosa” (1997) pela Academia de Letras de Jequié – ALJ em comemoração aos 100 anos de emancipação política do Município. Foi premiado no Concurso Literário Luís Cotrim (1998), promovido pela ALJ, no gênero poesia e participou do livro Pescador de Sonhos. Em 1999, lança o livro Poesias Azuis, e participa da Antologia publicada pelo Grupo Cultural Pórtico, de Salvador.
Em 2000 assumiu, através de concurso, o cargo de Diretor do Núcleo de Tecnologia Educacional, em Jequié. Em 2002 foi aprovado em primeiro lugar, no concurso público da Universidade do Estado da Bahia – UNEB, para professor do ensino superior na disciplina: Tecnologias da Informação e Comunicação Aplicada à Educação.
Em 2003, foi eleito membro da Academia de Letras de Jequié. Em 2005, co-autor convidado do livro “Sinto muito tua falta”, do concurso Literário Eusínio Soares, lançado pela ALJ. De 2003 a 2005 coordena o curso de Pedagogia do Programa de formação de professores da REDE UNEB. Conselheiro, no Biênio 2005/2006, representou a ALJ no Conselho Comunitário de Jequié. Em 2006, ingressa no Mestrado em Educação e Contemporaneidade do programa de Pós-Graduação da UNEB. É filiado ao Grupo Ecológico Rio das Contas – GERC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

QUEM INTERESSAR POSSA: