Este é o Miscelânea, por Júlio Lucas

Leia no seu idioma preferido:

terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Borda da Mata promove mobilização em prol da viagem de Yoani Sánchez ao Brasil

Duo argentino se apresenta em Jequié em prol da causa da cubana
Escritora Yoani Sánchez quer visto
para ver documentário em Jequié


Jequié está no centro das atenções por causa de um assunto que tem gerado discussões fervorosas em todo o mundo através das redes sociais e sites de jornalismo. Felizmente não trata-se de nenhuma tragédia na Rio - Bahia e nem tem nada haver com futilidades que inexplicavelmente ganham o gosto dos internautas e transformam-se em mania na net (a exemplo da tal da Luíza que estava no Canadá, ou do hit pegajoso do novo queridinho da mídia, Michel Teló). 
O assunto em questão desta vez é algo bem mais sério - envolve discussões sobre os direitos humanos em torno da liberdade de expressão e o direito de ir e vir. Trata-se da polêmica autorização que tem sido negada pelo governo cubano para a blogueira e escritora Yoani Sánchez sair do seu país para participar, em Jequié, da pré-estreia do vídeo “Conexão Cuba Honduras”, do documentarista baiano Dado Galvão, do qual é uma das personagens centrais. A exibição já foi adiada algumas vezes devido à impossibilidade da blogueira estar presente.
MÚSICA E MOBILIZAÇÃO - Na próxima sexta (27) o Coletivo Borda da Mata vai realizar uma noite de ação humanitária que contará com as participações da dupla argentina Finlandia e do jequieense Neubera Kundera. A mobilização em solidariedade à causa de Yoani será na Praça Ruy Barbosa, às 20 horas. 
Yoani Sánchez vem tentando há algum tempo o visto para sair do seu país. Já foram 18 pedidos negados, dos quais três foram para viajar ao Brasil. 
O filme será exibido no dia 10 de fevereiro no Centro de Cultura ACM, em Jequié, às 20 horas. A entrada é franca. Além da escritora, o senador Eduardo Suplicy, também é convidado para a estreia do documentário. O site do Jornal do Brasil divulgou que o senador petista abraçou a causa da cubana e enviou carta à embaixada de Cuba no Brasil. 
O site G1 publicou artigo em que a escritora divulga conteúdo de carta enviada a presidente Dilma solicitando sua intermediação junto às autoridades cubanas para deixar o país. “Como a senhora, nós também preferimos ‘um milhão de vozes críticas ao silêncio das ditaduras’. Eu pertenço a esse grupo plural, múltiple, que está reclamando um espaço na sinfonia nacional, por meio da palavra, da não violência e do jornalismo cidadão”, afirma a carta, citando frase da presidente durante seu discurso de posse (leia a íntegra da carta, em espanhol). De acordo com o site da Globo "desde que criou o blog “Generación Y”, em 2007, Yoani já teve 18 pedidos negados para deixar Cuba, três deles para vir ao Brasil, onde também tentou lançar seu livro “De Cuba com carinho” (Editora Contexto)." 
Saiba mais no blog oficial do Coletivo Borda da Mata.


Um comentário:

QUEM INTERESSAR POSSA: