Este é o Miscelânea, por Júlio Lucas

Leia no seu idioma preferido:

quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Governo quer trocar relógios por medidores inteligentes que podem reduzir conta de luz

O governo quer obrigar as concessionárias de energia elétrica a instalar medidores inteligentes nos 63 milhões de residências urbanas hoje atendidas pelo sistema. Esses aparelhos poderão, no médio prazo, reduzir o valor da conta de luz em cerca de 5%, porque a energia passará a ser cobrada como é o telefone: haverá horários em que a tarifa será mais barata.
Nesta terça-feira, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) iniciou uma audiência pública para discutir o modelo de medidor a ser adotado e as regras para seu uso. Esse trabalho deverá ser concluído no primeiro trimestre de 2011 e, a partir de meados de 2012, toda vez que a distribuidora fizer uma ligação nova ou substituir um medidor defeituoso terá de usar o modelo inteligente. O prazo é longo para permitir que a indústria de medidores se adapte, disse o especialista em regulação da Aneel Hugo Lamin. Na segunda etapa, a Aneel discutirá a instalação dos medidores nas demais residências.
No lugar do tradicional relógio, o consumidor terá em casa, sem custo de instalação, um aparelho eletrônico que permitirá, por exemplo, medir com exatidão as falhas de fornecimento de energia. O usuário tem direito a um desconto em sua conta toda vez que isso ocorre.
É, porém, um processo que levará cerca de dez anos para estar implantado em todo o País, segundo estimam os técnicos.

Texto: Lu Aiko Otta e Leonardo Goy, de O Estado de S. Paulo. Mais informações: http://www.economia.estadao.com.br/noticias/economia,novo-medidor-inteligente-pode-reduzir-a-conta-de-luz,not_36997,0.htm 

Um comentário:

QUEM INTERESSAR POSSA: