English French German Spain Italian Dutch Russian Hindi Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
Translator By Ferramentas Blog

quarta-feira, 22 de maio de 2013

GIRO PELO MUNDO NO MISCELÂNEA


AMÉRICA DO NORTE:

Agente do FBI mata suspeito de ligação com atentados de Boston


Um agente do FBI matou nesta quarta-feira, dia 22, um suspeito de envolvimento com os atentados contra a Maratona de Boston, que deixaram três mortos e mais de 200 feridos no dia 15 de abril. 

Segundo informações da emissora NBC, o homem era o checheno Ibragim Todashev, de 27 anos, que vinha sendo interrogado por supostas ligações com Tamerlan Tsarnaev, um dos irmãos suspeitos do crime. Os dois tinham se conhecido em competições de lutas marciais e se tornaram amigos. 
Abordado por policiais em Orlando, na Flórida, Todashev foi cooperativo e concordou em ser interrogado. No entanto, após algumas perguntas, ele decidiu atacar um dos agentes, que reagiu. O FBI não deu detalhes do caso. 
Um amigo do rapaz, Khusn Taramiv, disse à emissora WFTV que também foi interrogado pelo FBI. Os dois estavam sendo seguidos desde que Tamerlan e o irmão, Dzhokhar, foram identificados.


Oklahoma: Buscas por sobreviventes são substituídas por trabalhos de limpeza


Os trabalhos das equipes de resgates em Oklahoma City avançaram a madrugada e continuam nesta quarta-feira (22). As autoridades acreditam que todas as pessoas atingidas pelo desastre já foram localizadas.

O tornado atravessou a região de Moore na segunda-feira (20) deixando um rastro de destruição de 23 km de comprimento e 2 km de largura por vários quarteirões e pelo menos 24 mortos, além de cerca de 240 feridos.
O comissário do condado de Oklahoma, Brian Maughan, acredita que não há mais desaparecidos. As atenções nesta quarta estão focadas no início dos trabalhos de limpeza. Ainda assim as equipes de cães de busca e salvamento devem continuar a procura ao longo do dia para garantir que não tenha mais pessoas presas sob os escombros.
Ontem o Serviço Meteorológico Nacional atualizou o cálculo da força da tempestade de 4 para uma rara EF5. A mais poderosa classificação na escala Fujita.

ORIENTE MÉDIO:

Aumenta apoio de Irã e Hezbollah a Bashar al-Assad

O secretário de Relações Exteriores britânico, William Hague, disse nesta quarta-feira que o Irã e o grupo militante xiita libanês Hezbollah estão dando apoio crescente ao presidente sírio, Bashar al-Assad, garantindo sua sustentação no poder. 
Falando antes de uma reunião da aliança Amigos da Síria na capital jordaniana, o secretário disse ainda que a Grã-Bretanha vai exortar as potências internacionais a definir uma data nos próximos dias para uma conferência internacional para tentar acabar com o conflito de dois anos na Síria, que ameaça a estabilidade regional.

Após atentados, Turquia fecha última passagem de fronteira com a Síria

A Turquia fechou seu lado da última passagem de fronteira com a Síria ainda controlada pelo governo do presidente Bashar al-Assad, intensificando a segurança após dois atentados neste mês numa cidade turca.
Cinquenta e uma pessoas morreram nas explosões de dois carros-bomba na cidade fronteiriça de Reyhanli, no sul da província de Hatay, em 11 de maio, aumentando os temores de que a guerra civil da Síria esteja avançando para países vizinhos.
A Turquia acusa a Síria de envolvimento nos ataques, embora Damasco negue qualquer participação.
O portão foi inicialmente fechado um dia depois dos atentados para impedir que os responsáveis fugissem para a Síria.

EUROPA:

Recessão na Itália leva milhões de pessoas à pobreza

De acordo com relatório anual do Instituto Nacional de Estatística (Istat), milhões de italianos passaram a fazer parte das estatísticas da pobreza. Isso inclui quem não pode pagar adequadamente a calefação, o que atingiu um quinto das pessoas em 2012, e nem consomem carne. Segundo o relatório as famílias que cumprem mais de quatro entre nove indicadores de pobreza são consideradas seriamente carentes. O índice atual é o dobro do que era em 2010, chegando a 8,6 milhões, ou 14 por cento da população.
A Itália é o país europeu onde uma maior parcela dos jovens nem estuda nem trabalha (23,9 por cento), segundo o relatório. No sul, região mais pobre do país, um em cada três italianos de 15 a 29 anos se enquadra nesse grupo.
O percentual de italianos em famílias incapazes de consumirem uma refeição rica em proteínas (como carne) a cada dois dias subiu de 6,7 por cento em 2010 para 16,6 por cento.
Mais de 50 por cento foram incapazes de viajar por pelo menos uma semana nas férias no último ano, disse o Istat, e a cifra chega a 69 por cento no sul.
Apenas 57,6 por cento dos jovens formados nos últimos três anos estão empregados, o que é abaixo da média europeia, de 77,2 por cento, segundo os dados.
O poder de compra dos italianos caiu 4,8 por cento no ano passado, um declínio causado por agressivos aumentos de impostos destinados a fortalecerem as finanças públicas, e após quatro anos de reduções menores, segundo o Istat.
O índice de poupança dos italianos, tradicionalmente alto, vem caindo constantemente, e já está abaixo da França e Alemanha. Também nesse quesito, a situação é mais preocupante no sul, segundo o relatório.

Papa Francisco pede a chineses cristãos para se manterem fieis ao Vaticano

Nesta quarta-feira (22) o papa Francisco fez um apelo aos católicos na China pedindo que se mantenham fieis ao Vaticano, cuja autoridade é desafiada pelos governantes comunistas da China.
Em sua audiência semanal na Praça de São Pedro ele orou para que os católicos da China recebessem "a graça de anunciar Cristo com humildade e alegria e serem fiéis à Igreja e ao sucessor de Pedro (o papa)". 
O antecessor de Francisco, o papa Bento 16, fez de 24 de maio um dia dedicado à oração pelos católicos da China. Bento tinha incentivado os dois lados da Igreja dividida na China a se reconciliarem e se engajarem em um diálogo discreto com Pequim sobre as relações políticas. Mas, em julho passado, o Vaticano condenou a nomeação de um bispo católico chinês sem sua aprovação. Um dos próprios bispos recém-ordenados de Roma, Thaddeus Ma Daqin, foi mantido sob prisão domiciliar desde que ele anunciou na mesma época estar deixando a Associação Patriótica Católica.
O Vaticano já condenou o que chamou de "pressões e constrições externas" sobre os católicos na China. Existem entre 8 e 12 milhões de católicos na China, divididos entre a Associação Patriótica Católica, sancionada pelo Estado e que designou bispos sem a aprovação do Vaticano, e uma ala clandestina leal ao Vaticano, que rejeita o controle estatal.
China e Vaticano romperam relações diplomáticas formais logo após os comunistas tomarem o poder na China em 1949.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

QUEM INTERESSAR POSSA. DEIXE SEU COMENTÁRIO:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...