Este é o Miscelânea, por Júlio Lucas

Leia no seu idioma preferido:

segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Espetáculo/jogo Algaravias homenageia Waly Salomão

A expectativa de uma montagem em Jequié vem despertando a curiosidade de muita gente, inclusive a minha. “Algaravias - O Marujeiro da Lua”. Trata-se de um espetáculo/jogo, como seus próprios organizadores definiram, que se baseia na vida, na obra, e na poética do jequieense Waly Salomão. 
A própria divulgação do curioso espetáculo/jogo é um show à parte compartilhado nas redes sociais. As fotos do grupo com peças coloridas formando o nome "Algaravias" são inspiradas nas letras do poema "Alfa Alfavela Ville", de autoria de Waly, confeccionadas pelos artistas plásticos Oscar Ramos e Luciano Figueiredo, que resultaram em uma performance coletiva com outros artistas na praia de Copacabana. O registro original aconteceu em 1972 pelo cineasta Ivan Cardoso para a revista "Navilouca". 
Seguindo a tendência do poeta homenageado que buscou outras possibilidades para sua poesia, além do papel, a estreia acontece nas dependências do belíssimo Museu Histórico de Jequié. 
As surpresas não param por aí: quem quiser assistir ao espetáculo montado pelo GPO - Grupo de Pesquisa Olaria, basta levar um livro de poesia. Isso mesmo, um livro de poesia. Atenção que os ingressos serão trocados uma hora antes no próprio Museu. O espetáculo/jogo vai acontecer no próximo fim de semana (de 13 a 16 de dezembro). 
A Direção e Dramaturgia é de Roberto de Abreu. Os Jogadores: Emanuelle Nascimento, Jomir Gomes, Matheus Xavier, Mônica Alves, Mylena Oliveira, Pyter Rodrigues. Assistência de direção: Silvana.
Parece que finalmente sintonizaram o espírito criativo e transgressivo do filho ilustre de Jequié que nunca prescindiu das sua terra natal. Me arrisco em dizer: ainda não vi, mas já gostei.


2 comentários:

  1. Lindo post. Obrigado, faço parte do time de jogadores, e foi um prazer enorme ter trabalhado duro na construção deste espetáculo/jogo.

    E que venha mais temporadas...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legak, Matheus! Se pra mim, expectador, foi uma experiência incrível, fico imaginando a intensidade para vocês durante a imersão na vida e obra de Waly,

      Excluir

QUEM INTERESSAR POSSA: