Este é o Miscelânea, por Júlio Lucas

Leia no seu idioma preferido:

terça-feira, 18 de dezembro de 2012

A quem interessa o fim do mundo que bate à porta mais uma vez?

O cinema explorou bastante a data fatídica antes da imprensa disseminar a opinião da ciência

Creio que esta seja a terceira vez que escrevo sobre o fim do mundo. Em 2000, antes da existência deste blog, publiquei um artigo no Jornal Actual, periódico local, intitulado: “Passamos pelo fim do mundo”. Mais recentemente revisitei o assunto, visto que as pessoas em toda parte do planeta parecem não conseguir viver sem tais previsões catastróficas. Nesta ocasião, a crônica foi postada neste blog: “Passamos pelo fim do mundo novamente”. Agora, resolvi fazer uma pesquisa na internet e encontrei mais de uma centena de datas frustradas do famoso cataclismo que me despertaram outra vez para o tema, sempre no intuito de desmistificá-lo. 
Autores fazem fortuna com publicações apocalípticas

Sejam religiosos, supersticiosos, místicos, pseudo-cientistas, empresários ou, simplesmente, lunáticos, o fato é que os anunciadores do apocalipse sempre encontram ressonância nos veículos de comunicação sem qualquer responsabilidade com as possíveis consequências das suas previsões. Sabemos que nenhuma das malfadadas profecias passadas culminou na destruição do planeta, senão não estaríamos aqui contando essas histórias. Mas, é certo que muitas delas acabaram por provocar tumultos, saques, suicídios, prejuízos financeiros, revoltas e até mesmo grandes tragédias. Em vários casos, no entanto, ocorreu fama e muito dinheiro para os falsos profetas e aproveitadores da situação. 
Stoeffler causou tragédia com sua profecia 

Um dos fatos mais famosos e trágicos da história foi o caso do catedrático de uma universidade e conselheiro da corte, tido como fonte idônea, Johannes Stoeffler. Por sua reputação na Alemanha, o astrólogo convenceria o conde Von Iggleheim a construir uma arca de três andares. Ele previu que aconteceria um dilúvio em 20 de fevereiro de 1524. Stoeffler falava sobre isso desde 1499. Centenas de livros foram publicados sobre o assunto, e muitos astrólogos confirmaram a teoria interpretando sinais da chegada da catástrofe. No dia previsto, logo pela manhã começou a chover torrencialmente. Uma multidão entrou em pânico e tentou invadir a arca. Tentando defender a propriedade, o conde matou uma pessoa com sua espada, mas morreu pisoteado. Antes do final do dia, a população local tinha se chacinado mutuamente. Crianças, velhos e mulheres sucumbiram no tumulto. A arca foi destruída. Diante do desastre que provocou e sobreviveu, Stoeffler argumentou que sua previsão se consolidara: afinal, uma desgraça tinha acontecido. E resolveu então prever novo fim do mundo para 1528. 

Mais recentemente outro suposto profeta ficou famoso: o pastor norte-americano Harold Camping, proprietário de uma rede de comunicação, previu várias vezes que o mundo iria acabar. Para ele, o apocalipse de 1994 não aconteceu por erro de cálculo e transferiu a data para 21 de maio de 2011. Desta vez, a defasagem foi de cinco meses e a grande catástrofe passou para 21 de outubro do mesmo ano. Por fim, após mais um fracasso profético, ele se convenceu que o erro estava nele, que não é gênio. Creio que esta tenha sido a coisa mais certa que ele revelou. 
Atualmente, toda vez que se anuncia o fim do mundo, novos produtos e serviços chegam ao mercado. Livros, artigos, documentários, conferências, filmes de ficção, séries e novelas televisivas e promoções publicitárias chamam atenção dos incautos e enchem as contas bancárias dos espertos. Lunáticos ou empreendedores conscientes sobre o pânico alheio investem tudo o que têm nas suas versões mirabolantes de arcas, abrigos anti-catástrofes e campos de pouso para discos voadores. Outros faturam oferecendo serviços de abrigos espirituais blindados durante o período em que o mundo estiver acabando. Vale lembrar que a passagem para um novo mundo, no entanto, não custa pouco, e o pagamento é sempre antecipado, obviamente. A celeuma também gera rendimentos aos especialistas que se dedicam em provar o contrário. 
Geralmente em datas redondas do Calendário Gregoriano as profecias catastróficas se atropelam. No ano 1000, a ignorância causaria muitos problemas. Em 2000, não foi diferente. A ambição é tanta, que a mídia deixou subentendido que a virada do milênio seria de 1999 para 2000. A indústria do entretenimento promoveu Reveillons milionários  por toda parte antes que o mundo acabasse. A correta data só seria disseminada pela imprensa quando já era tempo de renovar as expectativas e se planejar de novo para a verdadeira virada do milênio no final de 2000 para 2001. Novas campanhas publicitárias foram retomadas pelos veículos de comunicação e outros serviços e produtos anunciados. 
Nesta semana, estamos mais uma vez às vésperas do fim do mundo. Agora, os números curiosos apontam a próxima sexta-feira (21/12/12) como data final. Exímios astrônomos, os maias, criaram vários calendários simultâneos que funcionavam como uma engrenagem. O último ano registrado por eles, 5126, corresponde ao nosso 2012 e não sei por que cargas d’água eles não fizeram mais calendários. Mas, mal passa uma data frustrada da hecatombe e outra se instala imediatamente. Como o suposto dia fatídico está na esquina, visto que hollywood e grandes corporações já faturaram fortunas com a ignorância das massas, chegou a vez dos telejornais e revistas darem voz à ciência que afirma categoricamente não existirem indícios de catástrofes que culminem com término da vida na Terra nos próximos dias. Alguns místicos entendem que se trata simplesmente do final de um ciclo espiritual. Uma oportunidade para mudança de consciência coletiva. Menos mal. 
Enquanto isso, novas datas são especuladas. Caso o mundo não acabe neste fim de semana, o asteroide Apofhis já foi escolhido como a bola de fogo da vez. Ele vai passar no ano de 2029 perto da Terra, e já é o vilão do próximo fim dos tempos. Se sua primeira passagem não ocasionar nenhum estrago, a segunda, mais próxima ainda da Terra, já está prevista para 2036. E desta vez, garantem os novos profetas do apocalipse, não teremos saída. 

Em 1910 o Halley ainda associado à catástrofe
não deixou de ser explorado comercialmente
Isso me faz lembrar o alarde da passagem do cometa Halley em 1986, faceta depois apelidada por muitos como a farsa do século. Agitaram a imaginário popular, com a conivência dos meios midiáticos, enquanto promoviam-se campanhas milionárias de interesse de alguns grupos econômicos. Ainda em 2010, no entanto, a passagem do Cometa Halley, a partir da informação que havia gás letal em sua cauda, gerou pânico em todo o mundo e fortuna em algumas contas bancárias. Especulações abriram as portas para a exploração comercial e religiosa do fenômeno. Máscaras, roupas e comprimidos contra o gás foram algumas das criativas soluções na época para a sobrevivência ao final dos tempos.
Discreta no céu, a última passagem do cometa
deixou um rastro de produtos e serviços
pela indústria do entretenimento na Terra
Para a última passagem do cometa, em 1986, viagens espaciais e várias pesquisas justificaram, com o perdão do trocadilho, gastos astronômicos. Devido a desmistificação em decorrência da experiência de quase três décadas da era espacial, provavelmente a lenda do fim do mundo por causa do cometa não vingaria desta vez. Mesmo assim houve a disseminação de equívocos para que alguns grupos se capitalizassem com o fenômeno. Máquinas registradoras não paravam enquanto telescópios, camisetas, brinquedos, merendeiras, mapas estelares, suvenires de todo tipo, livros, capas de cadernos, eventos, músicas, filmes e novelas davam a falsa impressão de que o imenso astro luminoso seria visto por todos. Uma enxurrada de lunetas imprestáveis foi despejada no mercado global até que os telejornais, às vésperas da melhor data para observação, finalmente admitissem que não seria tão fácil ver o Cometa Halley sem equipamento adequado. 
Eu, adolescente na época, tive mais sorte que a maioria dos terráqueos. Me acotovelei entre dezenas de pessoas para ver por alguns segundos através do teodolito de um vizinho topógrafo o pequeno astro nebuloso, sem graça e sem cauda aparente. Aos que nada viram naqueles dias, só lhes resta torcerem para que o mundo não acabe antes do próximo periélio, em 2061. Se vivos e lúcidos poderão tentar se deslumbrar com aquele prometido astro luminoso que quando não destrói o planeta deixa seu rastro brilhante pelo céu.
________________________________________________________________________________
Veja no link a seguir centenas de datas previstas para o fim do mundo que nunca aconteceu, de acordo com o site sandcarioca.wordpress e outras fontes de pesquisa. 

Datas do fim do mundo que nunca aconteceu 

Serão listados abaixo as datas famosas para o fim do mundo e catástrofes apocalípticas, a partir do ano 1000. Uma peça que será evidente o quanto as pessoas têm memória curta, é bom ressaltar que, em alguns casos, as pessoas que promoveram o fim do mundo para uma determinada data foram preenchidos com golpes na não ocorrência da previsão …. 
- 992: fim do mundo de acordo com o Bernard eremita da Turíngia, que aterrorizou toda a Europa sob o pretexto de que os anos no dia da concepção de Jesus (25 de março) coincidiu com o aniversário da sua morte (Sexta-feira Santa) e o conjunto foi também reforçado por um eclipse solar Muitos acreditaram nessa profecia ao ponto que fugiram para as montanhas. 
- 31 de dezembro de 999: “mil anos depois do nascimento de Cristo”, é a data do fim do mundo, de acordo com os evangelhos apócrifos. 
- 1000: O livro bíblico de Apocalipse previu o advento de um período de 1000 anos em que finalmente triunfaria a justiça divina com o retorno de Cristo. Muitos membros acreditavam que isso ocorreria por volta do ano 1000. Eles pensavam que a segunda vinda, inevitavelmente, coincidiria com o fim do mundo. A profecia foi confirmada por uma série de eventos extraordinários, como um eclipse do sol, pestes, um inverno muito rígido, uma terrível erupção do Vesúvio, invasão bárbara. 
- 1033: o fim do mundo, de acordo com o monge francês Raoul Glaber, salientava que não seria alcançado no ano 1000 porque os 1000 anos foram calculados a partir da data da morte de Jesus. 
- Em 1179, o astrólogo João de Toledo baseado na identifica ção da conjun ção de planetas sem precedentes previu um cataclisma para setembro de 1186. Toledo falou em temporais, terremotos. Nada ocorreu, e Toledo justificou que na verdade a previsão tratava da invasão dos hunos, portanto foi "apenas um pequeno erro interpretativo" - erro interpretativo que gerou pânico, desespero, suicídios e saques uma semana antes. 
- 1284: fim do mundo de acordo com o papa Inocêncio III, com base em cálculos matemáticos sobre o número 666 e o início da religião muçulmana. 
- Fevereiro de 1420: nas palavras do profeta Martinek Hasua, o mundo acabaria entre 1 e 14 de fevereiro de 1420. 
- Em Janeiro de 1523, um grupo de astrólogos londrinos defendeu a tese de que o fim do mundo se daria num dilúvio que ocorreria em primeiro de fevereiro de 1524 [alinhamento planetário em Peixes]. Um mês antes, duas mil pessoas abandonaram Londres, buscando terras mais altas. Um dia depois, posto que nada ocorreu, nem uma gota caiu sobre Londres, os astrólogos anunciaram um "pequeno erro de cálculo" e informaram que o fim do mundo teria sido transferido para 1624, e não em 1524. A cidade foi toda saqueada por ladrões durante o "dia da evacuação". Quanto à próxima data, eles já não estavam mais neste mundo para responder por mais um fracasso premonitório. 
- O caso Stoeffler foi pior ainda. Justamente por sua reputação, levaria o conde Von Iggleheim a construir uma arca de três andares na Alemanha. O astrólogo Johannes Stoeffler previu o fim do mundo num dilúvio em 20 de fevereiro de 1524. Apesar de ter previsto o dilúvio para mais ou menos a mesma época em que os astrólogos londrinos, Stoeffler falava sobre isso desde 1499. Stoefler era catedrático de uma universidade e conselheiro da corte, tido como fonte idônea. C entenas de livros foram publicados sobre o assunto, e muitos astrólogos interpretaram sinais da chegada de uma catástrofe. No dia 20 de fevereiro, começou a chover torrencialmente logo de manhã cedo. Uma multidão entrou em pânico e tentou invadir a arca. Querendo defender a propriedade, o conde conseguiu matar um com sua espada, mas morreu pisoteado. Antes do final do dia, a população local tinha se chacinado mutuamente. Crianças, velhos e mulheres foram pisoteados. A arca foi destruída. Diante daquele desastre, Stoeffler, que sobreviveu, simplesmente argumentou que estava certo, afinal uma desgraça tinha acontecido. Resolveu então prever novo fim do mundo para 1528, mas ninguém lhe deu atenção. 
- 1532. Fim do mundo de acordo com o bispo e teólogo Frederick Nausea de Viena. Ele elaborou uma longa lista de sinais para prever o fim iminente do mundo. 
- Os cálculos do pastor luterano e matemático Michael Stifelius sobre o livro do Apocalipse mostrou 18 de outubro de 1532, às 8h, como o fatídico momento do fim do mundo. Muitos de seus compatriotas acreditando nele, venderam suas casas. Stifelius esperou o fim do mundo com seus cidadãos, mas quando isso não aconteceu, dizem que os cidadãos locais resolveram dar uma surra no monge com vara de marmelo, em praça pública e sua prisão teria sido decretada. Ele refez os cálculos matemáticos e apontou nova data: 3 de outubro de 1533, às 10 horas. O que mais uma vez não ocorreu, senão não estaríamos aqui contando isso neste blog. 
- 1537. O astrólogo Pierre Turrell previu o fim dos tempos para 1544. Depois, mais cauteloso encontrou datas bem mais distantes, 1801 e 1814. 
- 1584: fim do mundo de acordo com o astrólogo Cipriano Leowitz. 
- 1588: fim do mundo de acordo com o sábio Regiomontanus (Johann Müller). 
- 1648: fim do mundo de acordo com o rabino Sabbati Zevi de Esmirna. 
- 1654: fim do mundo de acordo com o médico da Alsácia Helisaeus Roeslin. 
- 1665: fim do mundo de acordo com as Eccles Quaker Salomão. 
- 1666: fim do mundo anunciado por Sabbatai Zevi, também a explorar o Grande Incêndio de Londres. 
- 1704: fim do mundo, segundo o Cardeal Nicolau de Cusa. 
- 1719. O grande matemático suíço Jacob Bernoulli previu para 19 de maio de 1719 o retorno de um cometa já avistado em 1680. O cometa não voltou e o mundo não acabou. 
- 1732: fim do mundo de acordo com Nostradamus. 
- 1757: fim do mundo de acordo com o sueco místico Emanuel Swedenborg, que também afirmou estar em contato com seres alienígenas. 
- 1774: fim do mundo de acordo com Joanna Southcott, um líder de uma seita religiosa inglesa. 
- 5 de abril de 1761: fim do mundo de acordo com o religioso fanático William Bell. 
- 14 de outubro de 1820: fim do mundo de acordo com o profeta John Turner, o novo líder da seita dos Joanna Southcott. 
- 3 de abril de 1843: fim do mundo de acordo com William Miller, fundador da seita dos mileritas (que mais tarde se tornaria a Igreja Adventista do Sétimo Dia). Além disso, com base em seus estudos das Sagradas Escrituras, William Miller argumentou que Jesus poderia chamar os fiéis para o céu. Quando o fim do mundo não chegou , nova data foi marcada para 7 julho de 1843. Em seguida, 21 de março de 1844 e, finalmente, 22 de outubro de 1844, quando William Miller tinha feito seus cálculos com ajuda de um certo Samuel S. Snow. 
- 1761: fim do mundo de acordo com William Bell. Dizia que o fim dos tempos chegaria através de um terremoto que ocorreria em 8 de fevereiro de 1761, e outro em 8 de março do mesmo ano. Previu depois para 28 dias depois, em 5 de abril. Nenhum terremoto ocorreu e William Bell foi preso em um hospital psiquiátrico. 
- 1881: a análise do tamanho da pirâmide de Quéops, em Gizé, Charles Piazzi Smyth fez cálculos matemáticos que indicavam o fim do mundo em 1881. 
- 1914: fim do mundo de acordo com a CT Russell, fundador das Testemunhas de Jeová, ano que também foi o fim de um período caracterizado pela segunda vinda de Cristo, que ocorreria em 1874, de acordo com as Testemunhas de Jeová. Eles afirmavam como fato de que o fim do mundo se daria por meio de estudos elaborados sobre a Bíblia para 1º de outubro: seria a completa derrubada de todos os reinos ou governos humanos, a aquisição absoluta por Deus através de Cristo, e a restauração da povo de Israel na Palestina. 
- 1918: As Testemunhas de Jeová tentam novamente o fim do mundo como tinha acontecido em 1914. 
- 1919: fim do mundo de acordo com o sismólogo italiano e meteorologista Albert Porta, um residente de São Francisco. Previram que em 17 de dezembro o conjunto de seis planetas iria gerar uma corrente magnética que perfuraria o sol, causando uma enorme explosão que destruiria a terra. O terror se espalhou e foram registrados casos de suicídios em várias partes do mundo. 
- 13 de Fevereiro 1925: o arcanjo Gabriel teria anunciado a uma garota da Califórnia, Margaret Rowna, o fim do mundo, à meia-noite da sexta-feira 13 de fevereiro daquele mesmo ano. 
- 1925: fim do mundo de acordo com Rutherford, o segundo presidente da Sociedade Torre de Vigia (Testemunhas de Jeová) tentava novamente com 1934. 
- 6 de setembro de 1936: George R. Riffert estudando as dimensões da Grande Pirâmide calcula o fim do mundo para 15 de Setembro de 1936. 
- 1941/42: fim do mundo novamente de acordo com as Testemunhas de Jeová. 
- 1945: fim do mundo de acordo com o reverendo Charles Long de Pasadena. Ele teria anunciado em 1943, que 21 de setembro de 1945 teria a terra vaporizado e a humanidade iria se transformar em ectoplasma. Seus seguidores pararam de comer, beber, e dormir uma semana antes da catástrofe que n ão ocorreu. 
- 1947: fim do mundo de acordo com John Ballou Newbrough, o “profeta maior da América”. 
- 1954: 18 de maio rachaduras apareceram no Coliseu. De acordo com um velho ditado, Roma e o mundo estariam a salvo “enquanto o Coliseu ainda estivesse de pé.” Dadas as rachaduras do Coliseu, alguém calculou que o mundo acabaria em 24 de maio e milhares de peregrinos deslocaram para a Praça de São Pedro para pedir ao Papa para a absolvição dos pecados. 
- 1954: de acordo com Charles Laughead, em 20 de dezembro de 1954 uma frota de naves extraterrestres iria salvar a humanidade de um novo dilúvio universal. Como o dilúvio não veio, nem as naves espaciais, Laughead, não desanimou e agradeceu a Deus pela sua misericórdia infinita. 
- 1955: Dorothy Martin, uma dona de casa americana, em 1954, causou sensação por suas declarações incríveis sobre suas mensagens diretas do espaço exterior, que alertou a humanidade do fim iminente do mundo para o ano seguinte. 
- 1959: fim do mundo de acordo com o Ramo Davidiano, uma seita distantemente relacionada com os Adventistas do Sétimo Dia. Em 22 de abril de 1959, o fiel seria gloriosamente morto por forças celestes, depois ressuscitaria e ascendera aos céus. A profecia foi amplamente divulgada e na noite fatal crentes, curiosos e a televisão esperaram em vão. 
- 1960: fim do mundo de acordo com o pediatra Elio Branca. Ele disse que o mundo acabaria em 14 de julho, destruído por arma secreta americana. Portanto, com a ajuda de 45 assistentes, tinha construído uma arca c om 15 quartos. 
- 1967: fim do mundo de acordo com a Sun Myung Moon, líder da Igreja da Unificação. 
- 1968: o entomologista e ambientalista Paul R. Ehrlich, que sempre foi considerado uma autoridade como ambientalistas, disse que dentro de 10 anos, em todo o mundo (incluindo os Estados Unidos), centenas de milhões de pessoas morreriam de fome porque a comida não seria suficiente para alimentá-los. Em 1969, ele declarou que em 1973 a poluição iria matar 200 mil pessoas em Nova York e Los Angeles. Também disse que apostaria qualquer quantia de dinheiro no fato de que, em 2000, o Reino Unido não existiria mais. Também em 1969, declarou que em 1985 teriam morrido tantas centenas de milhões de pessoas que a população global seria reduzida a um e meio bilhão. Disse ainda que em 1980 a expectativa de vida nos Estados Unidos cairia para 42 anos por causa de pesticidas e em 1999, sua população cairia para 22,6 milhões de pessoas. 
- 1970: Paul R. Ehrlich disse que nos próximos 10 anos, todas as principais espécies do mar seriam eliminadas; grandes áreas costeiras seriam evacuadas por causa da grande quantidade de peixes mortos; a oferta de alimentos seria insuficiente ao ponto que cada ano centenas de milhões de pessoas morreriam. Na hipótese mais otimista, a comida não seria suficiente desde os anos 80. E em 1976, ele declarou que em 1985 estariam esgotados todos os minerais mais importantes. 
- 1972: Donella Meadows profetizou a catástrofe planetária dentro de um século em seu famoso tratado “Os limites do crescimento”, pelo Clube de Roma. Atualizou seus "estudos" e em 1992 publicou “Além dos limites”. Foi o Clube de Roma, fundado em 1968 por Aurelio Peccei, junto com outros importantes institutos de pesquisas que abriram a janela do catastrofismo contemporâneo. Previram o esgotamento do petróleo e outros recursos naturais. Argumentaram que as reservas de petróleo do mundo iriam acabar por volta do início do terceiro milênio. Na verdade, o oposto ocorreu: hoje as reservas conhecidas de petróleo são muito mais abundantes e o mesmo se aplica a outros recursos. 
- 1973: Eugenio Siragusa afirmou estar em contato com alienígenas que diziam que o fim do mundo é iminente, com o julgamento divino. Ele pregou que, por causa do mau comportamento de sua geração, chegaria a seu fim. Obviamente nada aconteceu até hoje. 
- 1975: fim do mundo de acordo com as Testemunhas de Jeová e Herbert W. Armstrong, chefe da Igreja Universal das Testemunhas de Deus. Quem quis fazer trabalhos de manutenção em suas casas, era criticado: “Como você pode pensar em coisas materiais em um momento como este? O mesmo diziam aos casais jovens que queriam ter filhos: “Este não é o momento de ter filhos, mas de pregar”. Decepção deve ter sido quando passou o tempo do final dos tempos e nada aconteceu. 
- 1977: fim do mundo de acordo com John Wroe, o sucessor de John Turner como chefe da seita de Joanna Southcott, que fez sua previsão em 1823. 
- 10 de abril de 1977: de acordo com Bob Wasdworth e Millar Dan, estudantes da profecia bíblica, a passagem de cometas Hyakutake e Hale-Bopp na constelação de Perseu teria claramente indicado o aparecimento do Anticristo na Terra em 10 de abril de 1977. 
- 1980: fim do mundo de acordo com um antigo presságio astrológico árabe. 
- 1980: fim do mundo Leland Jensen e Gaines Charles, líderes de uma pequena seita religiosa. Anunciaram que a terceira guerra mundial iria começar em 29 de abril. Os cálculos foram baseados no livro do Apocalipse e nas dimensões da Grande Pirâmide do Egito. A data foi depois adiada para 7 de maio e os fiéis esperaram o fim nos bunkers que construídos para este propósito. 
- Os anos 80: de acordo com o astrólogo Jeane Dixon o fim do mundo viria como resultado do impacto de um cometa enorme. 
- 1982: muitas publicações sobre o fim do mundo abarrotaram as bancas de revistas e livrarias. Entre os best-sellers com tom apocalíptico, “Vai sobreviver a 1982?” escrito por Catherine Kolosimo, analisava vários supostos desastres que viriam ocorrer, como o resfriamento da Terra, efeitos da elevação dos mares, devido à conjunção dos planetas do sistema solar, terremotos intensos e outros fenômenos destrutivos. Os textos supostamente fundamentados em evidências científicas apavoraram muitas pessoas. Outro livro, “O grande desequilíbrio mundial 1982-83″ por André Barbault, com previsões de desastres na sequência de um alinhamento planetário vendeu bastante. 
- Outubro/novembro de 1982: Pat Robertson, o televangelista americano famoso muito influente no governo de Ronald Reagan, em 1976 havia previsto com certeza absoluta o fim do mundo, entre outubro e novembro de 1982. Não satisfeito com primeira falha profetizou um tsunami em território americano em 2006 e um ataque assustador terrorista em solo dos EUA em 2007. 
- 1983: recentes previsões apocalípticas foram detalhadas no livro “A grande catástrofe de 1983″, por Boris Christoff. 
- De acordo com William Kann, em 15 de Agosto de 1984, a cidade de Sydney seria destruída por terremotos e pela bomba atômica, enquanto a costa leste da Austrália seria submersa. Previsões de apocalipse foram descritas em detalhe no livro “1984 Apocalypse A?”, de Pierre-Jean Moatti. 
- Em 1987, de acordo com José Argüelles, baseado no calendário maia e um evento astrológico chamado de “convergência harmônica”, no prazo de 25 anos (ou seja, antes de 2012) desapareceriam todos os males do mundo moderno. 
- O ex-engenheiro da NASA, Edgar Whisenant, defendia que Jesus iria retornar à Terra entre 11 e 13 de Setembro de 1988. Disse: "Somente se a Bíblia mente eu posso estar errado". 
- Trinity Broadcasting Network, uma televisão americana, divulgou que o mundo acabaria entre 11 e 12 de setembro de 1988. Para a ocasião, interrompeu a programação normal para exibir vídeo sobre a preparação para o fim do mundo. 
- 20 de setembro de 1988: de acordo com Roger K. Blake, Noé morreu em 1988 aC, e o mundo se acabaria em 1988 dC. Em 20 de setembro, para ser preciso. 
- Elizabeth Clare Prophet, autora de Nova Era espírita, de grande sucesso, estava convencida de que seria a reencarnação de várias figuras históricas, incluindo Nefertiti, Genebra e Maria Antonieta. Foi responsável por uma profecia para o apocalipse em 1990. 
- De acordo com um culto obscuro australiano, Jesus deveria ter chegado de barco em Sydney. O dia seria 31 de março de 1991, às 9h da manhã. 
- O famoso reverendo Lee Jang Lim, da Igreja Missionária Tami, na Coréia do Sul anunciava que Cristo se reuniria com 144 mil fiéis à meia-noite de 28 de outubro para salvá-los do armagedom. Mais de 100 mil pessoas deixaram envolver-se pela histeria em cerca de 200 igrejas fundamentalistas. Muitas pessoas deixaram o trabalho e família e doaram seus bens para o reverendo Lim. Um mês antes da data, Lim foi preso por ter investido em ações privadas quatro milhões de dólares levantados por doações dos fiéis, incluindo fundos a médio e longo prazos. 
- 1993: fim do mundo segundo David Berg, fundador dos Filhos de Deus (Família do Amor). 
- 1993: fim do mundo de acordo com uma seita nascida na Ucrânia, a Grande Fraternidade Branca. 
- 11 de novembro de 1993: segundo a American World News Weekly, a NASA estaria em posse de um dossiê secreto que anunciava o impacto do asteróide m-167 com o nosso planeta em 11 novembro de 1993. 
- Astrônomos de todo o mundo anunciaram que em 25 julho de 1994 o cometa Shoemaker-Levy 9 iria cair sobre Júpiter. Dois meses após um astrônomo polonês comprou páginas dos principais jornais britânicos para anunciar que um cometa iria cair em Júpiter, sendo que sua versão alarmista era catastrófica para a Terra e tinha outros interesses por trás. 
- O pastor John Hinkle teria recebido a notícia do próprio Deus de sua descida à Terra em 25 de julho de 1994, com o objetivo de erradicar todo o mal. 
- Setembro de 1994: fim do mundo de acordo com Harold Camping, um rádio evangelista EUA. 
- O fim do mundo, de acordo com uma seita religiosa de Quebec, chamada ‘O vórtice da Estrela de David, “o mundo iria acabar em 8 de março de 1997. 
- 1998: Fim do mundo de acordo com Hon-Ming Chen, um taiwanês de 42 anos. Ele e seu grupo de seguidores, conhecido como “A Igreja da Salvação de Cristo” ou “Fundação Disco Volante Deus salve a Terra”, em Garland, Texas disse que Deus iria encarnar em seu corpo 31 de março de 1998. Chen também disse que em 25 de março Deus anunciaria pelo Canal 18 o seu retorno. Isto aconteceria porque em agosto de 1999 ocorreria uma guerra nuclear na Ásia, África e Europa. Apenas um seleto grupo seria salvo por um disco voador enviado por Deus. O tempo passou e nem Deus apareceu na TV nem encarnou em Chen. 
- Seguindo cálculos complicados demais para serem mostrados aqui, que incluem a idade do mundo, o estabelecimento do Estado de Israel, a Guerra dos Seis Dias, o fato de que o Pentecostes cai em um domingo, e outros mais, a numeróloga Marilyn Agee fixou para 31 de maio de 1998, a segunda vinda de Cristo. Percebendo que Jesus não desceu à Terra na data calculada, fundamentada no trecho bíblico em que Tiago afirma: "você também deve ser paciente… Juiz está à porta" a sra. Agee aguardou na porta por algumas semanas. Resignada com o fato de que Jesus não parece disposto a vir, apelou para o calendário ortodoxo para dizer que não estava tão certa de 1998. Talvez isso seja para 1999. As atualizações mais recentes, no entanto, indicaram o ano de 2007. 
- Edgar Cayce (1877-1945), considerado um profeta “infalível”, previu uma série de desastres naturais até o final do milênio, como a erupção do Monte Etna, erupções vulcânicas, nas Filipinas, a destruição de São Francisco, Los Angeles, Manhattan. Na visão do profeta o mundo irá experimentar uma inversão dos pólos magnéticos, com consequências apocalípticas: grandes ondas e terremotos enormes que destruiriam a Terra. Especificamente, para o ano de 1998, declarou "vai haver grandes mudanças geológicas e sociais e a Terra será totalmente chocada. Muitos vulcões voltarão a ser ativos e causarão grandes desastres". [...] A maioria das ilhas do Japão vai afundar no mar. Europa do Norte será alterada em um instante. Uma nova terra aparecerá na costa leste da América. Isso vai levar a convulsões no Ártico e na Antártica e no final vai causar uma mudança de pólos da Terra. Em seguida, as zonas frias e subtropicais da Terra se tornarão mais quentes e vão crescer musgos e samambaias. Tudo isso vai acontecer entre 1958 e 1998". Ainda de acordo com Cayce, com o advento de 2000, Cristo voltará à Terra anunciando uma nova era de paz. 
- O profeta Michel de Notredame, conhecido pelo nome latino de Nostradamus, escreveu que em 1999 “vai dominar um grande rei do terror”, que “sangue e peste tornarão dois rios avermelhados”, “peste, guerra e fome virão sobre a terra”. De acordo com Nostradamus, em 2000 seria o ano do retorno de Cristo. Também para 1999, haveria uma etapa particularmente difícil da qual obtivemos duas versões: a guerra vai sair com um novo poder árabe que vai invadir a Europa trazendo morte e destruição ou uma nova religião irá desenvolver em Marrocos e levará o colapso do cristianismo na Europa. 
- Fim do mundo novamente de acordo com Nostradamus: uma das muitas interpretações das suas profecias seria que russos e o Irã começariam a terceira guerra mundial em 4 de julho de 1999. 
- Astrólogos teriam refeito os cálculos e o fim do mundo, novamente de acordo com Nostradamus, seria em agosto de 1999. 
- Setembro de 1999: fim do mundo novamente de acordo com Nostradamus, (o mês “sétimo”, para alguns, poderia ser setembro). 
- O cientista Hideo Itakawa descobriu com uma simulação no computador que em 1999, logo após um eclipse solar, o sistema solar formaria uma cruz. Os astrólogos acreditam que esta situação corresponde aos quatro cavaleiros do apocalipse (como descrito no Novo Testamento). Com base nos estudos da NASA seria a disposição de três planetas alinhados segundo um ângulo de 90° ou 180° que criaria fortes interferências e perturbações em ondas de rádio. Os pesquisadores também disseram que a grande cruz causaria enormes terremotos. Como se isso não fosse suficiente, de acordo com a NASA, apenas o alinhamento de Júpiter e Saturno teria levado a um aumento de 20% na atividade solar, que seria uma das causas dos transtornos da crosta da Terra. Nada aconteceu, nem mesmo na interferência das ondas de rádio. 
 - A seita Movimento Para a Restauração dos Dez Mandamentos de Deus contava com cerca de 6 mil membros. A ex-prostitua Cledonia Mwerinde e Joseph Kibwetere, um católico excomungado, teriam previstos que o mundo acabaria em 31 de dezembro de 1999. Nos arredores do povoado de Rushojwa, na Uganda, dia 17 de março, um incêndio dentro de uma igreja teria matado mais de 900 pessoas. 
- A lista de pessoas e seitas, segundo as quais, em 2000, o mundo iria acabar é imensa. Entre elas estão: Cayce e a vidente Jeanne Dixon, que previram terremotos e inundações. As profecias de Malaquias e Garabandal anunciando o fim do mundo. Cayce e os astrólogos Mann e Hone previram o início de uma nova era. Havia previsões do fim do mundo, e desastres para o ano de 2000 apoiados por uma série de supostos estudos científicos. Em relação aos desastres apocalípticos para o ano de 2000, declarou: “Com tantos testemunhos de estudiosos, cientistas e profetas até mesmo o mais cético sabe que existem fundamentos verídicos. 
- Estudiosos apontaram o alinhamento planetário entre Marte, Saturno, Júpiter, Mercúrio, Vênus como causador do fim do mundo. Muitos “especialistas” disseram que desta vez o fim do mundo viria realmente em 5 de maio de 2000. O resultado? O deslocamento da crosta da calota polar, aumento do nível de água de mais de 100 metros, maremotos, ventos que podem atingir velocidades impressionantes, terremotos a cima do décimo terceiro na escala Richter, costas submersas pelas marés, tempestades magnéticas sobre o globo. O dia foi tranquilo e nenhum desastre resultou do alinhamento dos planetas. 
- 2000 e 2001 previstos desastres causados ​​por violentas tempestades solares. O Centro para o Estudo do ambiente espacial de Colorado tinha planejado duas violentas tempestades solares em 2000 e 2001, alguns disseram que isso causaria a inversão magnética dos pólos sobre a base de uma teoria imaginária de cientistas do Instituto de Geofísica de Paris. Para completar o quadro, o Krishvink Joseph Instituto de Tecnologia da Califórnia, acreditava que por causa destas tempestades 90% da vida na Terra teria sumido dentro de um par de anos. 
- 2002: Nostradamus prediz uma terrível guerra, depois da qual um novo reino iria dominar o mundo. 
- 2003. Várias fontes, incluindo um documento PDF chamado O décimo planeta divulgado pelo site Ildecimopianeta.com, anunciou a colisão deste planeta com a Terra. Ele ainda citou “confirmação científica do evento”. Como você deve ter adivinhado, em 2003, não chegou nenhum planeta X ou Y ou Z ou houve colisões devastadoras. 
- Novamente no ano de 2003, foram proclamadas “grandes mudanças no clima, a temperatura dos oceanos vai aumentar de forma significativa… muitos produtos agrícolas vão acabar … tsunamis e terremotos serão a ordem do dia, enormes quantidades de energia serão liberadas por erupções vulcânicas… grande parte da superfície da Terra se tornará inabitável dentro de algumas semanas… algumas áreas do oceano vão se tornar enormes continentes e muitas áreas de terra vão afundar . Nada aconteceu. 
A propósito, em 1995, Nancy Lieder alegou que um alienígena sistema estelar Zeta Reticuli revelou que Nibiru atingiria a Terra em maio de 2003. 
- 2004: John Titor, que afirma ser um viajante do tempo, disse em 2000, q eu uma tremenda guerra civil americana começaria em 2004 e terminaria em 2015. Unindo-se a isso, manifestaram a previsão da Terceira Guerra Mundial com 3000 milhões de mortes em 2015. A Rússia bombardeará cidades americanas, europeias e chinesas, e a Microsoft não existirá mais. 
- 10 de setembro de 2008: Fim do mundo devido a uma previsão de um buraco negro mortal que seria gerado a partir da energia do maior acelerador do mundo, o Large Hadron Collider (LHC), no CERN, em Genebra. 
- A partir de 2011, muitos sites estão ocupados em espalhar boatos catastróficos, já que essa prática serve para atrair leitores. E assim, passamos ilesos pelas previsões de terremoto em Roma no dia 11 de maio; a devastação da Itália em 21 de maio após a erupção de vulcão submarino; terremotos devastadores profetizados para 10 de junho; o fim do mundo causado por governos do mundo do ocultismo; terremotos devastadores causados ​​pelo homem ou por explosões nucleares; devastação apocalíptica causada pelo impacto de asteróides com a Terra; catástrofes planetárias trazidas pela passagem do cometa Elenin; fim do mundo, de acordo com algumas seitas religiosas. De acordo com a seita extremista do religioso pregador evangélico americano Harold Camping, que teria se enganado com o apocalipse para 6 de setembro de 1994, depois adiado para 2 de outubro do mesmo ano, previu o dia do juízo final para 21 de maio de 2011, depois teria transferido para 21 de outubro. 
- 11 de novembro de 2011: Peter Anamoh, profeta de Gana, profetizou o fim do mundo para essa data, iniciando uma campanha de angariação de fundos através do seu website. Anamoh pede um bilhete para o céu de cinco milhões de cedis (a moeda local), pouco mais de 230 €, mas um monte de dinheiro para os africanos. O Profeta, no entanto, negou pedir dinheiro em troca da salvação, admitindo apenas pedir doações para financiar sua campanha, a fim de salvar o maior número de pessoas possível. 
- 21 de dezembro de 2012: o calendário dos povos antigos maias com base nos movimentos de Vênus estará em uma data identificada em mil incertezas em dezembro de 2012, e de acordo com alguns profetas da desgraça, o fim do calendário desse povo primitivo será acompanhado por terremotos terríveis, inundações e incêndios, embora os mesmos maias nunca mencionaram nada sobre o fim dos tempos. Outros acrescentam cataclismos relacionadas ao retorno do misterioso Planeta X ou Nibiru. 
Outros ainda, anunciou a inversão dos pólos magnéticos, resultando em desastres, bem como desacelerando a rotação da Terra e seu bloqueio por três dias. 
- 13 de abril 2029: como o trote de 2012 está prestes a expirar, os pessimistas e os profetas previram cataclismo e o fim do mundo para 13 abril de 2029 por ocasião da passagem do asteróide Apophis na vizinhança da Terra. Todos os dados científicos desmentem qualquer perigo deste evento. 
-13 abril 2036: como medições científicas têm demonstrado que o risco de desastres em 2029 é zero, os pessimistas e os profetas já trataram de transformar a próxima data da passagem de Apophis, em 13 de abril de 2036, como a data fatídica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

QUEM INTERESSAR POSSA: