Este é o Miscelânea, por Júlio Lucas

Leia no seu idioma preferido:

sexta-feira, 18 de novembro de 2011

18 de novembro: Dia do Conselheiro Tutelar

Conselheiras Tutelares de Jequié:
(em pé) Lana, Adenise, Fabiane; (sentadas ) Miralva e Nelzuita
 
18 de novembro é dia do Conselheiro Tutelar. O Conselho Tutelar é um órgão na sociedade brasileira, com a missão de zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente e o potencial de contribuir para mudanças profundas no atendimento à infância e adolescência. O fato de ser vinculado administrativamente à Prefeitura Municipal ressalta a importância de uma relação ética e responsável com toda administração municipal e a necessidade de cooperação técnica com as secretarias, departamentos e programas da Prefeitura voltados para a criança e o adolescente.
O Conselheiro Tutelar é eleito pela comunidade para acompanhar as crianças e os adolescentes e decidir sobre qual a melhor medida de proteção para seus tutelados. Devido ao seu trabalho de fiscalização a todos os entes de proteção (Estado, comunidade e família), o Conselho goza de autonomia funcional, não tendo nenhuma relação de subordinação com qualquer outro órgão público.
O conselheiro eficaz, no desempenho de suas atribuições legais, supera o senso comum e o comodismo burocrático, ocupando os novos espaços de ação social com criatividade e perseverança. Deve incorporar em suas ações o compromisso com o bom resultado. O bom conselheiro é porta-voz de notícias; deve saber entender e resolver problemas; é testemunha de situações e torna-se uma referência social crítica, comunitária segura e respeitada. 
É uma nobre e difícil atividade numa via de mão-dupla de convivência comunitária e relações sociais que para o bom desempenho das suas funções e a garantia da proteção ao menor o conselheiro tutelar depende de apoio de vários setores da sociedade. Pais, mães, tios, irmãos, crianças e adolescentes, juízes, promotores de Justiça, delegados, professores, médicos, dirigentes de instituições particulares, padres, prefeitos, secretários municipais, líderes comunitários, assistentes sociais, psicólogos, vizinhos, parentes, profissionais da saúde, jornalistas, policiais militares e civis... é uma lista sem fim que o conselheiro tutelar, para desempenhar o seu trabalho, precisa relacionar-se. 
Em Jequié, município com mais de 150 mil habitantes e 53.423 domicílios (Censo 2010), cinco conselheiras tutelares se dedicam em regime de escala para garantir os direitos de nossas crianças e adolescentes. Elas atuam em diligencias frequentes que vão desde desentendimentos familiares até graves ocorrências envolvendo menor em situação de risco. Um trabalho que depende de toda a sociedade para garantir a paz e o bem estar das crianças e dos adolescentes, que são o futuro do nosso município. 
A todos os Conselheiros Tutelares, os parabéns pelo seu Dia e pelo nobre trabalho diário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

QUEM INTERESSAR POSSA: