Este é o Miscelânea, por Júlio Lucas

Leia no seu idioma preferido:

sexta-feira, 6 de maio de 2011

II Encontro das Academias de Letras do Estado da Bahia será em Ilhéus

Ilhéus: A cidade que inspirou Jorge Amado
vai receber acadêmicos de todo o estado


O II Encontro das Academias de Letras do Estado da Bahia vai acontecer na cidade de lhéus. Em reunião ocorrida no dia 30 de abril, na FUNCEA - Fundação Cultural Euzedir e Araken Vaz Galvão, em Valença, com as presenças dos diretores do FALAB - Fórum das Acedemias de Letras do Estado da Bahia, ficou definido o período de 5 a 7 de agosto para a realização do evento. 
Adilson Gomes (ALJ), Araken Vaz Galvão (AVELA),
Pawlo Cidade (ALI) e Alfredo Gonçalves  (AVELA)
reunidos em Valença para  definir próximo Encontro
Na reunião estavam presentes o escritor e pesquisador Araken Vaz Galvão (Valença) - presidente do FALAB; o escritor Pawlo Cidade (Ilhéus) – vice-presidente; e o professor e poeta jequieense, Adilson Gomes - secretário geral do Fórum. Também participou das discussões o médico e romancista Alfredo Gonçalves, presidente da AVELA - Academia Valenciana de Educação, Letras e Artes. A principal pauta da reunião versou sobre a organização e os encaminhamentos para a realização do II Encontro. 
A abertura oficial do II EALEB será dia 5, às 19h, no Teatro Municipal de Ilhéus e contará com as presenças de várias autoridades. Estão confirmadas as participações do secretário de Cultura do Estado da Bahia, Albino Rubim, do diretor da Fundação Pedro Calmon, Ubiratan Castro e de vários representantes da sociedade civil. 
Para Galvão, presidente da FUNCEA e do Fórum das Academias, este segundo encontro irá fortalecer o papel das Academias de Letras no interior da Bahia. Um dos objetivos é dar continuidade às políticas públicas que estão sendo implementadas no setor desde o primeiro encontro presidido pelo Dr. Alfredo Gonçalves, promovido pela AVELA em dezembro passado, na cidade de Valença. Naquela ocasião, 17 Academias de Letras estiveram presentes. Galvão acrescenta ainda que o encontro irá analisar os principais pontos descritos na Carta de Valença, transformando-as em políticas públicas para as propostas encaminhadas. 
Neste segundo evento haverá o lançamento dos Anais do encontro anterior, lançamento da Revista do FALAB, apresentações culturais, homenagens, oficinas literárias, palestras e mesas-redondas, sobretudo pautadas na obra de Jorge Amado, principal homenageado deste ano no encontro em Ilhéus. 
Dr. Alfredo Gonçalves sugeriu que em Ilhéus o encontro tivesse o mesmo formato do primeiro, já que este se mostrou bastante eficaz nas discussões e nos debates, respeitando, claro, as características e as atividades locais. 
Pawlo Cidade e o professor Adilson Gomes, sob a supervisão de Araken Vaz Galvão, ficaram responsáveis para dar encaminhamento ao cronograma das ações que serão efetuadas nos próximos meses até a data magna em 5 de agosto. A construção do programa e o tema do encontro são algumas das atividades delegadas. 
"Ilhéus fará uma celebração de mãos dadas com Jorge", comemorou Pawlo Cidade, ao tempo em que explicou que no mesmo período ocorrerá a tradicional Semana Jorge Amado de Cultura e Arte. "Iremos procurar parceiros que vêem a língua e a literatura como instrumentos de transformação e fortalecimento da cultura na Bahia", completou Cidade. 
O II Encontro das Academias de Letras do Estado da Bahia terá apoio da Secretaria de Cultura do Estado, através da Fundação Pedro Calmon e da Prefeitura Municipal de Ilhéus, por meio da Fundação Cultural de Ilhéus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

QUEM INTERESSAR POSSA: