Este é o Miscelânea, por Júlio Lucas

Leia no seu idioma preferido:

quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

CURIOSIDADES: Saudosos reclames da era do rádio

Nos idos anos 40/50, na chamada era do rádio, os intervalos comerciais eram conhecidos por reclames.

Muita coisa curiosa, criativa e interessante se ouvia naqueles tempos. Vejamos uma seleção de pérolas do rádio feita por um internauta que a enviou por e-mail (mariolopomo@uol.com.br) para o site  São Paulo Minha Cidade
BRAHMA CHOPP (assim que se escrevia) tinha vários jingles. Um deles foi gravado por Orlando Silva em 1938: 
- O Brahma Chopp, querido em todo Brasil, que nos tempos de abafa, a Brahma desabafa. Em Barril ou garrafa. De maio a Janeiro, o Chopp da Brahma é o primeiro.
Já nos anos 1950, a propaganda da Brahma era assim: - Quem gosta de cerveja bate o pé e reclama. Quero Brahma, quero Brahma.

Ainda nos anos 30 um jingle chamava atenção por causa da marca de um cigarro:

CIGARROS MARCA VEADO - Cigarros marca Veado, Pita, pita devagar. Oi, pita, pita, devagar, quem é chique ou pé rapado. Mas que noivo camarada, que espera a namorada, duas horas sempre em pé. Se o papai vem à janela, da veado na canela, e sai fumando um Aimoré. Hoje a minha mulherzinha foi fazer uma fezinha e o dinheiro não lhe dói. Logo mais eu vou brigar, vou as notas separar e comprar o meu Monroe. O Brasil só vai fumar cigarros marca veado. Pita, pita devagar. Oi pita, pita devagar, quem é chique ou pé rapado. Oi pé rapado, pé rapado o cigarro é Veado.

Vejamos outras inesquecíveis publicidades da era dourada do rádio:



PILULAS DR. RÓSS - Pílulas de vida do doutor Ross, fazem bem ao fígado de todos nós.

CREME RUGOL - As rosas desabrocham com a luz do sol, e a beleza das mulheres, com o creme rugool. Creme rugol.

CAFÉ SELETO - Logo pela manhã eu levanto, escovo os dentinhos, Na hora de tomar café que a mamãe prepara com todo carinho, é Café Seleto com sabor gostoso, e é delicioso.

BISCOITO DUCHEM - Duchem, duchem, duchem, duchem. É o trenzinho camarada, onde não se paga nada. Onde a gente passa bem, comendo biscoitos Duchem, comendo biscoito Duchem...

GARCIA (loja de roupas) - O que começa dom G e termina com A? Garcia! Garcia, o imperador da moda masculina...

COBERTORES PARAÍBA - Tá na hora de dormir, não espere mamãe mandar. Um bom sono pra você, e um alegre despertar.

RUNCREOSOTADO - Veja ilustre passageiro o belo tipo faceiro que o senhor tem a seu lado. O aviso não basta, conheça também o runcreosotado experimente os seus efeitos benéficos e rápidos no combate a tosse gripes e bronquites use uma vez runcreosotado e o senhor será o maior, o melhor e o mais sincero propagandista. Das qualidades verdadeiramente excepcionais desse verdadeiro remédio brasileiro. Calor, gripe constante, Runcreosotado corta a gripe num instante. Se a tosse e a gripe são um dilema runcreosotado resolve o problema.

XAROPE SÃO JOÃO - - Alô, quem fala!
- É a tosse!
- Aqui quem fala, é o Xarope São João..
- Fugir hein?
- É sempre assim. Falou Xarope São João....
A tosse vai embora na hora...

CASA JOSÉ SILVA - As três lojas da Casa Jose Silva, está apresentando em seu grande departamento de aparelhos elétricos de famosas marcas como aparelhos de televisão, geladeiras, moveis estofados, maquinas de lavar. Aparelhos de porcelana e cristal, tudo a preço tudo a preço accessíveis e mais vantajosas condições de créditos em suaves prestações mensais em longo prazo e muitas facilidades. Nas três lojas da casa José Silva, que servem bem...

CASAS GEBARA -
Gebara, as lojas econômicas da cidade. Precisa desocupar lugar para formidável reformulação de estoque. Escolha o artigo que agradar e faça o preço que quiser pagar, porque Gebara é sempre a fortaleza em defesa da economia da população. Gebara Rua Liz de Camões, esquina ouvidor. Gebara sempre Gebara...

BOMBRIL - Bombril facilita o trabalho da dona de casa tornando fácil a limpeza doméstica. E para o dono da casa bombril tem utilidades? Claro que tem, Bombril usado a seco em sapato de camurça. Se o cidadão tem um automóvel então bombril é indispensável porque?
Porque bombril a seco dá brilho e a perfeita transparência do para brisa, e com sabão limpa a faixa lateral do pneu, fica branca num instante. BomBril no para brisa do seu carro, e diga depois... Alô para brisa... você é quem brilha.

DAMOSEL - Encantamento e felicidade, assim é damosel o novo perfume para a mulher que ama e quer ser amada. A fragrância damosel tem a suavidade de uma caricia. Damosel loção, colônia, brilhantina. Damosel o convite para o sonho

SABÃO ARISTOLINO - O tipo ideal para a senhora ou senhorita não é o loiro ou moreno, é o cavalheiro de bom gosto que possui cabelos sedosos e brilhantes pele fresca e acetinada. Assegura para si o tipo ideal, entregando ao sabão aristolino a tarefa de embelezar sua pele e os seus cabelos. Sabão liquido medicinal Aristolino evita os cravos espinhas e manchas que tanto prejudica sua beleza ao mesmo tempo que limpa sua cabeça que e da maciez aos seus cabelos. Aristolino sabão de beleza sabão de saúde.

CASAS PERNABUCANAS - Não adianta bater eu não deixo você entrar as casas pernambucanas é que vão aquecer o meu lar. Vou comprar flanelas, lãs e cobertores eu vou comprar. As casas Pernambucanas e nem vou sentir o inverno passar. Casas pernambucanas onde todos compram lãns flanelas e cobertores.

TELEFÔNICA - Se você prefere mandaremos suas compras amanhã.
Pois não, concordo com o aluguel, fico com a loja e o sub solo.
Hei depressa mande os bombeiros, a loja esta pegando fogo.
Por isso lojista, sei muito bem que o telefone significa para mim. Para todos o telefone é indispensável. Mas o progresso exige que a rede telefônica. Agora como encarece dia a dia o material e a mão de obra. Acredite, só a atualização das tarifas permitirá a companhia telefônica estender e manter perfeito o seu serviço. O telefone na casa comercial. Exato mande 100 camisas e 100 blusões para as lojas U-M.

SABÃO CRISTAL - Pra roupa que se suja o ano inteiro, sabão cristal...Sabão cristal é sempre o primeiro...Sabão cristal...Pra limpeza dos tecidos sem perigo de estragar ...Sabão cristal... Sabão cristal é pra lavar... Sabão Cristal é o preferido pelas donas de casa por ser resistente. Muito resistente...e pelo seu grande poder detergente, sendo por isso o mais econômico. Fabricado com os puríssimos óleos de palma e babaçu, sabão cristal conserva o tecido e não estraga as mãos. Sabão Cristal, o sabão sem igual. Pra lavar a roupa sabão cristal é sem igual.

DETEFOM - Detefom pom porommm
Na sua casa tem barata, não vou lá. Na sua casa tem mosquito. Não vou lá. Na sua casa tem pulga, Não vou lá. Peço licença pra mandar, detefom no meu lugar. Detefom, pom porom..

ÓLEO MARIA - Maria, sai da lata, que a lata te barata.

MAPPIN - Mappin, venha correndo Mappin, chegou à hora Mappin é a liquidação... Mappin venha correndo Mappin, têm o carnê do Mappin, muitos descontos Mappin, é a liquidação. Liquidação do Mappinnnn...

PASTA DENTAL PHILIPS - Triunfe contra a cárie. Com a cientifica proteção antiácida Philips, exclusivo da pasta dental Philips. A pasta dental Philips é a única que contem o antiácido leite de magnésia de Philips. Por isso neutraliza em toda a boca em todos os dentes a acides bucal que é a principal causadora da carie. Pasta dental, Philips, todo dia , bons dentes toda vida.

KOLINOS - Cada tubo de Kolynos, é uma fonte de prazer e satisfação, porque Kolynos é o creme dental que assegura beleza no sorriso garantindo a higiene da boca. Kolynos rende mais e limpa mais. Para quem tem belos dentes, sorrir é uma satisfação. Kolynos...Ahhh!

VARIG - Seu Cabral vinha navegando, quando alguém logo foi falando. Terra a vista... Seu Cabral sentiu no peito, uma saudade imensa. Vou voltar pra Portugal, quero ir pela Varig...Varig, Varig, Varig...

LOJAS GARBO - Você precisa de uma roupa nova, Lojas Garbo têm, a roupa que lhe fica bem. Para homens rapazes e meninos o mais completo figurino. Você precisa de uma roupa nova Lojas Garbo têm a roupa que te fica bem. Muito bem...

TALCO ROSS - Passa, passa o talco Ross, quero repassar. Passa, passa o talco Ross para refrescar.

CÂNDIDA - Quem ganhou as eleições? Foi Cândida! Eleita com muito sucesso, pela maioria das donas de casa. Para lavar, alvejar, desinfetar, ganhou em primeiro lugar. Cândida, cândida, a maioral, da limpeza geral.

CREDINOBIS - Como é o nome dele? Credinobis! Credinobis, crédito o ano inteiro!

CANGURUMIRIM - Um cruzeiro, dois cruzeiros, papai vai dar pra mim. Vou guardar o meu dinheiro é no Canguru mirim. Caderneta de Poupança do Canguru Mirim. Com a garantia da Organização Orosimbo Roxo Loureiro.

4 comentários:

  1. Wonderful goods from you, man. I've be aware your stuff previous to and you are simply extremely wonderful. I actually like what you have received right here, certainly like what you're saying and the best way during which
    you assert it. You are making it enjoyable and you continue
    to take care of to keep it smart. I cant wait to read much more from
    you. That is really a tremendous web site.
    My website - flaunt

    ResponderExcluir
  2. TRADUÇÃO DO COMENTÁRIO ANTERIOR PELO EDITOR DESTE BLOG:
    Trabalho maravilhoso o seu, cara. Tenho acompanhado suas postagens anteriores e você está simplesmente maravilhoso. Eu realmente gosto do que escreve aqui, e certamente compreendo que sua opinião é escrita da melhor maneira possível. Seu blog é agradável e você deve continuar mantendo inteligente. Mal posso esperar para ler muito mais os seus artigos. Isso é realmente um site tremendo.

    ResponderExcluir
  3. Olá Julio
    Gostaria de saber se vc tem a propaganda do Açúcar Pérola, que era cantado por uma abelhinha chamada Maísa Mel.

    ResponderExcluir
  4. Belas coisas eu vejo por aqui... Parabéns meu caro.---Abraços .. José Alberto Lopes.

    ResponderExcluir

QUEM INTERESSAR POSSA: