Este é o Miscelânea, por Júlio Lucas

Leia no seu idioma preferido:

terça-feira, 30 de novembro de 2010

Jequié dá adeus a Manoel Sarmento, o talento do conhecimento

Foi sepultado ontem (29/11) pela manhã no Cemitério São Lázaro, em Jequié, o corpo do professor da Uesb Manoel Soares Sarmento Filho. O corpo foi velado no auditório Wally Salomão, da Uesb, campus Jequié, onde familiares, amigos, colegas de trabalho, alunos e populares admiradores do professor prestaram as últimas homenagens. 

Natural da cidade de Jaguaquara, Manoel Sarmento foi casado com Josilândia e pai de Micaeal e Elisa. Professor Universitário titular, Mestre e Pós Doutor em Linguistica, teve artigos publicados em revistas especializadas e jornais. Proponente de duas novas áreas da Ecolinguistica, a Ecolixicologia e a Ecolexicografia, teve estes estudos publicados na Universidade de Graz, na Austria, no livro “Coloful Green Ideas”. 
Autor de Perfis Holísticos “O despertar do mutante aquariano” e “Elipse nominal: sistema e funcionamento”, foi músico amador e participou da coletânea “Jequié, poesia e prosa”, lançada em 1992 pela Secretaria Municipal de Cultura, Lazer e Esporte. Ocupava a cadeira de nº 20 da ALJ - Academia de Letras de Jequié, tendo como Patrono, o jornalista e escritor Juvêncio Menezes. 
Manoel Sarmento morreu na madrugada de sábado para domingo, em um bar, na rua Professora Virgínia, no Jequiezinho. Segundo informações de populares, após sentir mal súbito, ele teria sido colocado para repousar em um quarto do estabelecimento. Na manhã de domingo foi encontrado morto. 
Manoel Sarmento era conhecido pela tranquilidade e humildade. Apesar da inteligência e do invejável currículo, não fazia distinção de amizades. Recebeu convites para lecionar em outro estado e no exterior, mas preferiu optar por residir em Jequié os últimos anos da sua vida. Tive o privilégio de ter sido aluno dele no curso de Letras e posso afirmar: uma aula de Sarmento valia por uma dezena de aulas convencionais. 
De acordo com Paulo Sousa Sarmento, ele “era, na realidade um gênio precoce”. Em comentário postado no blog de Wilson Midlej, Paulo diz que aos 13 anos de idade Manoel Sarmento “escreveu para a Rainha Elisabeth, em inglês, e obteve resposta”. E conta ainda que o irmão manteve contatos, durante anos, com Noam Chomski, um dos maiores pensadores do planeta na atualidade. E desabafa: “Estou extremamente triste pela morte de meu irmão, esse leão indomável do conhecimento”.

6 comentários:

  1. Só Agora Fiquei sabendo do Falecimento do meu Amigo e Mestre SARMENTO, Jequié perde com isso um grande representante da sua poesia e da sua Música.

    Muito Triste despeço-me de todos,

    Paulinho Jequié.

    ResponderExcluir
  2. Com o falecimento de Sarmento Jequié Perde um grade Cientista da Linguagem e um dos maiores estudiosos do Brasil na área da linguística.

    Miguel Mensitieri.

    ResponderExcluir
  3. Aos caros amigos Paulinho e Miguel Mensitieri,

    Agradeço profundamente as palavras de reconhecimento ao meu irmão. Vindas de vocês é muito bom. Pretendo escrever um memorial sobre ele em breve, 2011. Para tal preciso de tudo relacionado a ele (fotografias, participaçoes em encontros, etc.). Caso vocês ou conhecidos tenham algum material que possam disponibilizar, agradeceria muito. Obviamente não precisa ser nada original, pois necessito apenas das informações.

    Um abraço para vocês e todos os amigos de Jequié.

    Boa Vista, Roraima
    02DEZ2010

    ResponderExcluir
  4. Em meio ao regime militar, um amigo me vê, com um short mais curto que as folhs de uma videira, me carrega e me poe num lançamento da revsta estudos linguisticos e literarios.Ao me ver no meio deste lançamento, com o pequeno short, uma camiseta e descalço, Caetano veloso e gil comentam o minusculo tamanho do shot e eu pergunto se eles querem o short pois que eu o daria de bom grado para eles.eles riem e sarmento sai comigo a rir pois que era comum rirmos as nossas andanças por Salvador.Esse era Sarmento e que nunca mudou.É UMA GRANDE PERDA PARA A VIDA, MAS SEMPRE SERÁ UM GRANDE ACHADO PARA A MEMORIA

    ResponderExcluir
  5. Micael Sarmento Sinto uma enorme falta do meu pai, mais de uma ano se passou, e parece que estou vivendo um pesado e não consigo acordar. Pai te amo muito

    ResponderExcluir
  6. Meu amado tio que mim faz uma falta tao grande.nao sei porque voce se foi quanta saudade vou sentir e de tristeza vou viver aquele adeus que nao pude dar voce marcou em minha vida viveu e morreu na minha hoitoria chego ate medo do futuro e da solidão que em minha porta bate e eu gostava tanto de voce, gostava tanto de voce. Te amo de mais meu amado.

    ResponderExcluir

QUEM INTERESSAR POSSA: